Acessa São Paulo ganha mais um posto em Ferraz
Acessa São Paulo ganha mais um posto em Ferraz
Mais dez computadores com acesso à Internet estão disponíveis para uso gratuito da população, no centro da cidade; primeiro posto do programa continua funcionando na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, no Tanquinho, com uma média de 3 mil atendimentos / mêsPrograma de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, o Acessa São Paulo foi ampliado em Ferraz de Vasconcelos. Desde o último dia 21, o número 329 da rua Jácomo Zanchetta se tornou, além de um polo para a promoção de cursos, um posto de navegação e consulta à Internet. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, o espaço conta com dez computadores novos, além de monitores que auxiliam a população na utilização das máquinas. O serviço é oferecido sem ônus aos usuários.
Na sede da Secretaria de Indústria e Comércio, localizada na avenida Santos Dumont, 1.646, Tanquinho, também funciona um polo do Acessa São Paulo, desde maio deste ano. Por mês, o endereço é procurado, aproximadamente, por 3 mil pessoas, que desejam realizar pesquisas na Internet, acessar as redes sociais, ou produzir trabalhos escolares. A estimativa é que o espaço do centro também reúna um número significativo de internautas.
Comandado pela Secretaria Estadual de Gestão Pública, com gestão da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Acessa São Paulo tem como finalidade oferecer à população o ingresso às tecnologias da informação e à comunicação, em especial à Internet. Instituído em 2000, o programa contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico do usuário.
Como a procura pelo primeiro polo sempre foi significativo desde a sua implantação, o governo do prefeito Acir Filló decidiu trabalhar para a abertura de um segundo endereço em Ferraz, conforme explica o secretário de Indústria e Comércio, Élio de Andrade Filho:
Os trabalhos no novo polo tiveram início em 21 de outubro. A comunidade pode utilizar os equipamentos de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, a exemplo do que já acontece com o posto que opera dentro da Secretaria de Indústria e Comércio.
Para que os interessados utilizem o serviço, é necessário fazer um rápido cadastro, que também é gratuito. Além disso, é preciso que o usuário observe algumas regras quanto à utilização dos terminais, que têm a finalidade de aproximar a população, sobretudo a mais carente, do mundo virtual. É proibido, por exemplo, navegar em sites que obtenham conteúdo adulto, ou que induzam à criminalidade e à violência. A restrição é automática.
O prefeito de Ferraz, Acir Filló, destaca que o Acessa São Paulo também é responsável por outras atividades que valorizam a inclusão digital, como o fomento a projetos comunitários que utilizam tecnologia da informação, produção de conteúdo digital e não digital para a capacitação da população e divulgação dos serviços eletrônicos do governo estadual.
Secom/ Ferraz - 31/10/2013
Fotos: Divulgação