Biscoito é tão viciante quanto cocaína

Bolacha recheada é tão viciante quanto cocaína

Estudo realizado no Connecticut College chegou a uma conclusão assustadora: Oreo (bolacha recheada similar à Negresco) pode ser tão viciante quanto cocaína. Isso é o resultado de um experimento feito com ratos em laboratório. Comer biscoito ativa mais circuitos neuronais de prazer do que a cocaína ou morfina.

Foto: WikiComons


O objetivo da pesquisa era estudar o potencial viciante de alimentos ricos em açúcar ou gordura. Segundo Josef Schroeder, coordenador da pesquisa, essa correlação é verdadeira e explica porque comemos esses alimentos mesmo sabendo que eles podem ser prejudiciais à saúde. Simplesmente não conseguimos resistir a eles.

Oreo é a bolacha recheada mais popular dos EUA e foi escolhida para o teste por ser muito anunciada em comunidades pobres. Assim, foi possível avaliar o impacto desses alimentos nas camadas socioeconômicas mais baixas da população.

No teste, os cientistas colocaram os ratos em um labirinto. De um lado, colocaram Oreos; de outro, biscoitos de arroz. Os ratos escolheram a bolacha com açúcar. Os resultados foram comparados a pesquisas que injetavam morfina ou uma substância salina. Ratos no labirinto de Oreo gastavam o mesmo tempo do lado do biscoito que os ratos condicionados com drogas.

Segundo os pesquisadores, esses alimentos são mais perigosos que cocaína ou morfina por serem muito baratos e estarem acessíveis. A solução seria aumentar os impostos de alimentos ricos em açúcar e gordura. PS - sim, os ratos comem o recheio primeiro. (vi na revista Galileu) - 17/10/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV