Cerimônia cívica reúne mais de 1,7 mil no Centro Cultural de Ferraz
Cerimônia cívica reúne mais de 1,7 mil no Centro Cultural de Ferraz de Vasconcelos
Evento fez parte da programação oficial em alusão aos 60 anos de emancipação político-administrativa de Ferraz de Vasconcelos; em seu pronunciamento, prefeito Acir Filló valorizou a vocação da cidade para o crescimento e reiterou investimentosMais de 1,7 mil pessoas participaram, na manhã desta segunda-feira (14 de outubro), da cerimônia cívica realizada no centro de Ferraz de Vasconcelos em comemoração aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município. A solenidade foi abrigada no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/nº, centro) e contou com a presença de diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Acir Filló e o presidente do Poder Legislativo ferrazense, Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho. Durante seu pronunciamento, o chefe do Poder Executivo valorizou a vocação da cidade para o desenvolvimento e reiterou investimentos que serão feitos no município nos próximos meses.
O encontro cívico teve início por volta das 9h30. O ponto alto da cerimônia foi o hasteamento das bandeiras nacional, de Ferraz e do Estado de São Paulo. Deste momento, participaram Filló, seu vice-prefeito e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto, e Fabinho. O ato foi acompanhado da execução do Hino Nacional e do Hino a Ferraz, ao vivo, pela orquestra infantil do Centro de Apoio Ação e Transformação Oiaeu. Formado por aproximadamente 15 crianças e sob a regência do maestro Lázaro José dos Santos, a apresentação emocionou o público presente.
Durante o pronunciamento das autoridades, o secretário de Governo, Juracy Ferreira da Silva, convidou a população para uma reflexão e deixou claro que o fato de a cidade, neste ano, não comportar uma programação repleta de shows e grandes eventos representa “respeito com o dinheiro público e com a sociedade”, que ainda amarga com problemas antigos:
“Trabalhamos visando a evolução de nossa cidade. Temos compromisso com cada ferrazense que está na ponta do atendimento, como quem precisa do remédio no posto de saúde e o aluno da rede municipal. Trabalhamos pela justiça social, por nossa gente, por nossa terra, que voltará a ser de grandes oportunidades para todos”, complementou.
“Este será um grande presente para a cidade. Com a UPA, vamos desafogar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e, também, no Hospital Regional ‘Doutor Osíris Florindo Coelho’. Não temos neste ano grandes atrações para comemorarmos o aniversário da cidade, mas estamos priorizando a Saúde e a Educação, investindo no povo”, destacou.
Já o presidente da Câmara ferrazense salientou a austeridade administrativa da atual gestão, inclusive quanto ao pagamento sem atrasos dos proventos do servidor municipal:
O prefeito Acir Filló lembrou as dificuldades pelas quais passou nos primeiros meses de gestão, alegando ter encontrado um município “destruído, arrebentado” e que muito ainda precisa ser feito para que a cidade tenha equilíbrio financeiro e volte a se desenvolver. O gestor lembrou, inclusive, que Ferraz tem vocação para o desenvolvimento e reiterou alguns investimentos, como a entrega, para breve, de um hospital especializado na saúde da mulher, o prolongamento da avenida Zilda Arns, popularmente conhecida como avenida Marginal, e o início da construção de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec):
Educação
A programação na praça teve prosseguimento com a Exposição de Projetos Pedagógicos. Diversas escolas da rede municipal participaram da atividade, com os programas Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), Magia de Ler, Horta na Escola, Ler e Escrever, Educação Especial, Educação Infantil, Palavra Cantada, Educação em Tempo Integral, Mais Educação e Renove.
Já na noite de hoje, será entregue o “1º Prêmio Educador do Ano”. O evento será realizado a partir das 19 horas, no Montreal Eventos (avenida Antonio Silvestre Leite, 150, Tanquinho). Haverá, na oportunidade, o reconhecimento aos professores que se destacaram em sala de aula nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, e Melhor Equipe Gestora.
Secom/ Ferraz - 14/10/2013
Fotos: Will de Oliver