Ferraz solicita mais um PEC ao Ministério da Cultura
Ferraz solicita mais um PEC ao Ministério da Cultura
Durante encontro realizado hoje (17 de outubro), em Suzano, com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Cultura de Ferraz protocolou pedidos à União; entre as reivindicações, também está a destinação de recursos para a restauração e reforma do Nosso Castelo e a inserção da cidade no programa “Cultura Viva”O gestor-administrativo da Secretaria de Cultura de Ferraz de Vasconcelos, o bacharel em Direito Clóvis Caetano, solicitou ao Ministério da Cultura (MinC) a adesão do município em três projetos culturais. O pedido foi protocolado, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (17 de outubro), durante reunião realizada pela Câmara Temática de Cultura e Desenvolvimento - Alto Tietê Criativo, vinculada à Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat). Na oportunidade, Valério da Costa Bemfica e Frederico Roth, representantes do MinC, fizeram a apresentação do Sistema Nacional de Cultura.
O encontro foi promovido entre 9 horas e 12h30, na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). O principal objetivo do encontro foi preparar as cidades e os gestores de Cultura para a adesão das prefeituras ao Sistema Nacional de Cultura e, também, para sanar dúvidas sobre a implantação de Conselhos de Cultura e do Fundo de Cultura e sobre leis de incentivo fiscal municipal. A reunião de trabalho também contou com o apoio institucional da Rede de Economia Criativa.
Caetano protocolou três ofícios com Bemfica. Um deles recai na concessão de recursos por parte da União para a restauração e reforma do Castelo – Vivenda Zencker. Localizado na rua do Castelo, em bairro homônimo, a edificação, datada em 1940, tem requícios de arquitetura ítalo-germânica (alemã e italiana). Trata-se de um dos patrimônios históricos da cidade e que, não de hoje, encontra-se sem uso e trabalho de preservação:
“O Castelo de Ferraz foi construído numa área de mais de 2,6 mil metros quadrados. O local pertencia a um jornalista alemão. O edifício, por muitos anos, serviu de abrigo para imigrantes alemães fugitivos da segunda guerra mundial. Por conta de seu significado e história, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ferraz solicitou à esfera federal a reforma e a restauração do endereço. Precisamos manter viva a história da cidade e do Estado de São Paulo, garantindo, assim, a preservação de seu patrimônio”, explica.
O Poder Executivo ferrazense também requereu, via ofício, ao governo da presidente Dilma Rousseff a inserção da cidade no programa “Cultura Viva”, que tem como objetivo reconhecer iniciativas e entidades culturais, fortalecer processos sociais e econômicos da cultura, promover a autonomia da produção e circulação cultural e estimular e fortalecer redes estéticas e sociais. Caetano também pediu à esfera federal mais uma Praça de Esportes e Cultura (PEC). Uma do gênero já está sendo construída no Kemel e deve ser entregue em meados de 2014.
Secom/ Ferraz - 17/10/2013
Foto: Will de Oliver