Velocidade cai para 50 km/h na Avenida Paulista
Avenida Paulista tem velocidade reduzida para 50 km/h nesta segunda
Mudança havia sido anunciada em setembro pelo secretário de Transportes.Objetivo da mudança, segundo a CET, é aumentar segurança de pedestres.
É a segunda mudança de velocidade na via nos últimos anos. Em 2011, durante a gestão de Gilberto Kassab (PSD), a Prefeitura de São Paulo realizou a redução dos limites de velocidade em uma série de ruas e avenidas da cidade. No caso da Paulista, o limite caiu de 70 km/h para 60 km/h desde 4 de julho de 2011.
A CET diz que o objetivo da medida é reduzir os acidentes e melhorar a segurança de pedestres e ciclistas. Em 2012, segundo dados da companhia, foram registrados 106 acidentes na Avenida Paulista, entre eles 32 atropelamentos e duas colisões com bicicletas. Três pessoas morreram na via no ano passado e 122 ficaram feridas.
A decisão foi tomada, segundo Tatto, com base em um parecer técnico que recomendou a nova redução do limite de velocidade. "Nós estamos fazendo tudo para aumentar a segurança de todos", afirmou o secretário durante entrevista em setembro. A redução da velocidade máxima permitida nas vias urbanas é, segundo ele, uma "tendência mundial" que será seguida pela cidade.
Outras vias secundárias também poderão ter esse limite reduzido. "Talvez em artérias não, mas em avenidas secundárias, avenidas de bairro ou mesmo em bairros que têm necessidade de compartilhar a bicicleta, de o pedestre se sentir mais seguro", explicou o secretário.
Do G1 São Paulo - 28/10/2013