Campanha Novembro Azul realiza 221 exames de sangue na primeira semana em Mogi

Campanha Novembro Azul realiza 221 exames de sangue na primeira semana em Mogi das Cruzes

Uma semana após o lançamento oficial, a Campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, já realizou 221 exames de sangue. Deste total, 71 resultados foram enviados, sendo que seis apresentaram alterações e os pacientes foram encaminhados para consultas com médicos urologista da Unica, em Jundiapeba, e do Ame, no Jardim Santista.

Nesta segunda-feira (18/11), o médico Carlos Chrisman apresentou a palestra sobre câncer de próstata para os alunos da Academia da Terceira Idade da Unica, em Jundiapeba / Foto: Divulgação


Mogianos com idade entre 45 e 70 anos devem procurar uma unidade de saúde municipal e solicitar o agendamento do exame de PSA (antígeno prostático específico), que consiste na coleta de sangue. “A adesão foi muito boa na primeira semana e esperamos ainda mais até o final do mês de novembro. O exame de sangue é o primeiro passo para a detecção precoce do câncer de próstata”, explica o secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis.

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, lançada oficialmente na última segunda-feira, dia 11, com duas palestras: uma realizada no auditório da Policlínica e outra no Pró-Hiper, no bairro do Mogilar. Nesta segunda-feira (18/11), o médico Carlos Chrisman apresentou a mesma palestra para os alunos da Academia da Terceira Idade da Unica, em Jundiapeba. “Esta palestra é de extrema importância para os homens, mas pode ser assistida também pelas mulheres, que tem o papel de convencer seus pais ou maridos a realizarem o exame”, comentou.

O que é – A próstata é uma glândula masculina localizada entre a bexiga e o reto. Nos casos iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. É recomendável procurar orientação médica quando o homem apresentar sinais ou sintomas como urinar pouco de cada vez; urinar com frequência, especialmente no período noturno; dificuldade para urinar; dor ou sensação de ardor ao urinar; presença de sangue na urina ou sêmen; e ejaculação dolorosa.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é recomendado que homens saudáveis façam o exame clínico anual a partir dos 45 anos como forma de detecção precoce. Já os homens que possuem parentesco com portadores de câncer de próstata e homens da raça negra, que têm mais chances de desenvolver o tumor, devem iniciar o controle a partir dos 40 anos.

Secom/ Mogi - 18/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV