Poá terá ´castramóvel´ em 2014

Poá terá ´castramóvel´ em 2014

Iniciativa faz parte da campanha de controle populacional de cães e gatos realizado pela Prefeitura de Poá

Mogi das Cruzes foi a primeira cidade da região a receber um trailer onde profissionais prestam serviços de castração animal / Foto: Daniel Carvalho
Poá terá um "castramóvel" com previsão para início dos serviços no primeiro semestre de 2014. A iniciativa faz parte da campanha de controle populacional de cães e gatos da Divisão de Controle de Zoonoses da prefeitura. Inicialmente, serão atendidos os animais em situação de rua, depois os de estimação para população de baixa renda. Há ainda a possibilidade de o serviço de castração ser permanente na cidade.

Ainda não há um cronograma definido sobre onde o veículo vai atender, mas segundo a veterinária e coordenadora do setor de Zoonoses de Poá, Alessandra Digenova Ramos, o "castramóvel" não vai ficar num lugar fixo, mas passará por alguns bairros do município para que todos possam ser atendidos. "Pensamos em ter uma rotatividade pelos bairros, viabilizando assim a participação de todos, inclusive dos que têm dificuldade de locomoção", adianta.

Não há metas determinadas para atendimento diário, porém, será possível, por meio da rotina de trabalho, que ainda será iniciada no ano que vem.

A Prefeitura de Poá contratou, no mês passado, a empresa Foz Brasil Veículos Especiais para fornecer o trailer que será a unidade móvel veterinária, capacitado para serviços de castração de animais da Divisão de Controle de Zoonoses.
O contrato custou R$ 94 mil, segundo publicação feita ontem no Diário Oficial dos Municípios.

Mogi
Mogi das Cruzes foi a primeira cidade a adotar os trabalhos de castração móvel de animais, o "petmóvel", e já realizou 187 castrações.
O serviço, também conhecido como Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, realizou 1.281 procedimentos diversos no primeiro mês de atividade, que ocorreu em outubro. Além das castrações, o "petmóvel" realizou outros serviços, na cidade como os 644 registros de cães e gatos e as 450 aplicações de vacina antirrábica.

Por Fernanda Fernandes
Fonte: Diário do Alto Tietê - 08/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV