Prefeitura de Ferraz e EMTU negociam 22 novos pontos de ônibus

Prefeitura de Ferraz e EMTU negociam 22 novos pontos de ônibus

Proposta final será apresentada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos no próximo dia 28 (quinta-feira); objetivo da iniciativa é promover um melhor gerenciamento dos trechos percorridos pelos ônibus já em circulação na cidade



A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, está pleiteando a instalação de 22 novos pontos de ônibus junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Ontem (13 de novembro), o secretário da pasta, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, esteve reunido, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, com a diretoria da estatal, para se inteirar sobre o programa de modernização e implantação de novos abrigos de parada de coletivos.

Durante o encontro, foram discutidas as propostas encaminhadas, recentemente, pelas cidades que compõe o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) relacionadas ao sistema de ônibus, como direito à integração tarifária, novos corredores e a implantação de novas linhas, com a finalidade de oferecer sinergia em itinerários que ligam as cidades da região à capital paulista e a Guarulhos.

De acordo com Alves, Ferraz vai apresentar sua proposta final no próximo dia 28 (quinta-feira). Posteriormente, caberá à EMTU fazer um estudo de redimensionamento da rede metropolitana, já que alguns corredores transitam por dois ou mais municípios. O objetivo, afinal, é promover um melhor gerenciamento dos trechos percorridos pelos ônibus já em circulação.

“Nesta oportunidade, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana vai trabalhar em conjunto com a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ferraz, para a execução do projeto que prevê a construção dos 22 pontos de ônibus, aventados durante a reunião de ontem. Depois, vamos apresentá-lo à EMTU, que está, neste primeiro momento, propícia a ajudar as cidades do Alto Tietê com estrutura específica”, complementa Alves.

A reunião realizada ontem foi a quarta que o secretário do prefeito Acir Filló participa com a Coordenadoria de Gestão de Transportes do Condemat. Os encontros têm colaborado para a construção do Plano Regional de Mobilidade Urbana do Alto Tietê. A próxima reunião está agendada para dezembro e, além da EMTU, a Companhia Paulista de Trens |Metropolitanos (CPTM) também deverá participar dos trabalhos. Bilhetagem, inclusive, estará na ordem do dia.

Terminal

A EMTU também estuda construir um terminal rodoviário para linhas de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais em Ferraz. O equipamento terá como endereço a malha central da cidade. A instalação será realizada em frente ao Centro Cultural e próximo à estação da CPTM, que está sendo construída entre as praças Independência e da Bíblia.

A possibilidade de o projeto ser edificado na cidade foi confirmada pelo presidente da estatal do Governo do Estado de São Paulo, Joaquim Lopes, durante encontro que teve com Filló, semanas atrás, na sede da EMTU, em São Bernardo. Na ocasião, o executivo elogiou a iniciativa do chefe do Poder Executivo ferrazense trabalhar para a implantação de novas alternativas de vias para o escoamento de veículos de passeio e de caminhões:

“É fato que o Trecho Leste do Rodoanel “Mário Covas” (SP-21), a Perimetral do Alto Tietê e o Corredor Metropolitano, que será construído no Alto Tietê e vai ligar Ferraz a Arujá, passando, ainda, pelas vizinhas Poá e Itaquaquecetuba, vão ajudar, e muito, o tráfego em nossa cidade e em toda a região. Estamos envolvidos na questão da mobilidade urbana. Precisamos melhorar as vias de acesso e de escoamento, urgentemente, e, também, para o tráfego dos veículos de passeio e pedestres”, atesta Filló.

Secom/ Ferraz - 14/11/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV