Aula digital acontece amanhã em Ferraz

Aula digital acontece amanhã em Ferraz

Primeira atividade do gênero foi realizada nesta terça-feira (10 de dezembro), na praça dos Trabalhadores, onde sinal wi-fi de 100 megas de velocidade está disponível, gratuitamente, desde sábado (7 de dezembro); amanhã (11 de dezembro), estudantes voltam ao Centro Cultural ao lado do prefeito Acir Filló e da secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, para dar continuidade à ação

Foto: Will de Oliver


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, estará na manhã desta quarta-feira (11 de dezembro) no Centro Cultural, para mais uma aula digital com alunos da rede municipal de ensino. A ação, que teve sua primeira edição hoje (10 de dezembro), tem como objetivo central ensinar os estudantes a acessarem a rede mundial de computadores, que está disponível na praça dos Trabalhadores, gratuitamente, desde sábado (7 de dezembro). O projeto é do Poder Executivo ferrazense e tem como meta digitalizar toda a cidade, num período de dois anos.

A expectativa é que amanhã, a exemplo do que ocorreu nesta terça-feira, participem da atividade no Centro Cultural cerca de 50 alunos, de 8 a 11 anos, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) “Antonio Bernardino Correia”, da Vila Correia, “Rui Coelho”, do Jardim São Giovani, e “Ângelo Castelo”, do Jardim Castelo. Hoje, os estudantes mirins, acompanhados de seus professores, puderam experimentar a Internet gratuita da praça. O mesmo sinal também está disponível no Paço Municipal e em 12 instituições de ensino da rede.

A expectativa de Filló é que, até o fim do ano, outras 12 unidades de gestão local sejam contempladas, de graça, com o sinal, que tem velocidade de 100 megas e alcance de até dois quilômetros. Para 2014, o gestor quer oferecer a Internet de alta velocidade a um total de 41 escolas. Os planos da municipalidade é que, em até dois anos, Ferraz seja, de forma integral, uma cidade digital.

Nas atividades desenvolvidas hoje, o prefeito de Ferraz fez questão de ajudar a criançada a conectar seus notebooks, tablets e telefones celulares. De forma gratuita e com agilidade, os alunos acessaram o site da Prefeitura ferrazense e receberam instruções sobre a maneira correta de utilizar as ferramentas disponíveis na plataforma.

Na oportunidade, os educadores ensinaram os alunos como enviar e-mails com críticas, sugestões e elogios ao prefeito de Ferraz, como visualizar os perfis de secretários municipais e as atribuições das pastas, e como fazer reivindicações por meio do canal digital institucional. A chefe da Educação em Ferraz, a professora Denize Ribeiro, e sua adjunta, Marlene Drulis, bem como supervisores da pasta, acompanharam os trabalhos nesta terça e também estarão presentes amanhã. A oficina terá início às 9 horas.

Filló acredita que a democratização da Internet gera conhecimento e promove, de maneira sintomática, a inclusão digital. O gestor, inclusive, não descarta a possibilidade de investir num projeto que possibilite o fornecimento de tablets para os estudantes da rede municipal de ensino:

“Essa é uma ideia que pode dar certo. Vamos estudar as possibilidades. De qualquer maneira, o acesso à rede Wi-Fi, de forma gratuita, já é uma realidade em Ferraz. A Internet é uma grande fonte de informação e de pesquisa. Num período de dois anos, queremos que todos os munícipes tenham acesso à rede, sem ônus, com direito à alta velocidade. Ferraz será uma cidade digital”, complementa Filló.

Fonte: Secom/ Ferraz - 10/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV