Escolas de Ferraz vão ganhar tablets a partir de 2014

Escolas de Ferraz vão ganhar tablets a partir de 2014

Ediforp I e II devem receber, já em fevereiro, 35 computadores de mão educacionais para uso exclusivo de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental; projeto piloto deverá ser ampliado a partir do segundo semestre, quando mais seis instituições de ensino da rede terão direito aos equipamentos

Escolas de Ferraz vão ganhar tablets a partir de 2014 / Foto: Will de Oliver


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, afirmou, na manhã desta quarta-feira (11 de dezembro), que duas escolas da rede municipal de ensino vão receber, no início do próximo ano, 35 tablets educacionais, cada, para uso dos alunos. O anúncio foi feito durante a segunda aula digital promovida pela Secretaria Municipal de Educação, no Centro Cultural, com estudantes da rede. O objetivo da iniciativa, que teve início ontem (10 de dezembro), é ensinar as crianças a acessarem a rede mundial de computadores, que está disponível na praça dos Trabalhadores, gratuitamente, desde sábado (7 de dezembro).

Segundo o chefe do Poder Executivo ferrazense, serão contempladas com os equipamentos, num primeiro momento, a Escola Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) I, que funciona no número 77 da rua Prefeito Takumi Koike, no Núcleo Itaim, e o Ediforp II, que atende no número 100 da rua Tapiras, na Vila Santo Antônio. O gestor explicou que uma empresa ficará responsável pelo fornecimento, bem como pelo seguro das máquinas de mão, suporte técnico, manutenção, backup, formação dos professores e softwares. Os computadores poderão ser usados em sala de aula, durante as disciplinas regulares, curso de informática e oficinas:

“A partir do dia 4 de fevereiro, os alunos dos dois Ediforps vão ter tablets. Daremos início, assim, a um projeto piloto. Esses equipamentos serão usados por estudantes do 1º ao 9º ano, que têm entre 6 e 14 anos. Como cada escola tem cerca de 14 turmas, vamos atingir mais de 1,6 mil educandos. Cada unidade vai receber 35 tablets. As máquinas vão passar de sala em sala. Inclusive, já estamos preparando o calendário para a formação dos professores que ficarão responsáveis pelo processo de aprendizagem e pela orientação dos estudantes no uso do tablet. Essa mobilidade é de extrema importância. A sala de aula do aluno, a partir de então, será o mundo, por meio do computador de mão”, complementou Filló.

Segundo a secretária de Educação de Ferraz, Denize Ribeiro, o plano da municipalidade é ampliar a iniciativa a partir do segundo semestre de 2014. Até o fim do ano que vem, um total de seis escolas deverão contar com tablets. Hoje, durante a segunda aula digital promovida pela pasta no Centro Cultural, 50 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) “Antonio Bernardino Correia”, da Vila Correia, “Rui Coelho”, do Jardim São Giovani, e “Ângelo Castelo”, do Jardim Castelo, utilizaram os equipamentos.

Os tablets foram disponibilizados pela Vitae – Soluções Inteligentes, que ficará responsável em Ferraz pela entrega dos equipamentos, a partir de 2014. Segundo a empresa, que atua há mais de 30 anos com solução para a educação pública, atualmente, dez prefeituras utilizam as máquinas, como a de Osasco, que trabalha com a plataforma desde 2009.

Vanguarda

A inserção de tablets em sala de aula na rede de ensino de Ferraz faz parte do projeto do Poder Executivo ferrazense, que visa transformar Ferraz numa cidade digital. O lançamento do projeto ocorreu no sábado, durante o lançamento da decoração de Natal. Na oportunidade, Filló liberou acesso gratuito à rede mundial de computadores, via Wi-Fi, na praça dos Trabalhadores. O sinal de 100 megas e de alcance de dois quilômetros também está aberto em 12 escolas da rede e no Paço Municipal.

A expectativa do prefeito de Ferraz é que, até o fim do ano, outras 12 unidades de gestão local sejam contempladas, de graça, com a rede. Para 2014, Filló quer oferecer a Internet gratuita a um total de 41 escolas, e, num período de dois anos, em toda a cidade.

Secom/ Ferraz - 11/12/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV