Ferraz terá passe-livre para estudantes

Ferraz terá passe-livre para estudantes

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, quer passe-livre para os estudantes da cidade. Segundo o gestor, um projeto já está sendo desenvolvido por seu governo. A expectativa é que, uma vez aprovada pela Câmara Municipal, a lei concedendo o benefício passe a vigorar em até cinco meses. De acordo com o chefe do Poder Executivo ferrazense, as conversações com a concessionária do serviço de transporte público rodoviário no município já estão adiantadas. O número de alunos que será atendido pela proposta segue em análise.

Foto: Jovino Souza


A ideia de Ferraz é seguir os passos da vizinha Suzano, que desde 19 de março deste ano oferece a gratuidade no itinerário municipal. Filló ressalta que a matéria não tem o viés, de tão somente, oferecer o passe-livre para os estudantes poderem se deslocar sem arcar com a cobrança das tradicionais passagens, mas, principalmente, de conceder à categoria um incentivo para continuar a investir na formação educacional.

A elaboração do projeto deverá contar com a atuação direta das Secretarias Municipais de Governo, de Transporte e Mobilidade Urbana e de Educação. Num primeiro momento, a legislação deverá atender as viagens de ida e de volta dos estudantes da cidade para as instituições de ensino que frequentam.

O prefeito de Ferraz ainda vai estudar a possibilidade de incluir no projeto passagem para atividades culturais. Contudo, os incrementos na proposta vão depender do impacto orçamentário. Um estudo financeiro já está sendo elaborado pela municipalidade, providência que deverá ser repetida pela concessionária do serviço de transporte público local. O número de alunos que será atendido pela proposta também segue em análise, já que alguns critérios deverão ser previamente estabelecidos e obedecidos.

Uma vez elaborada pela prefeitura ferrazense, a matéria será apreciada pela Câmara Municipal em duas votações. Caso seja aprovada, será sancionada por Filló e passará a vigorar a partir de sua publicação. Os alunos interessados no passe-livre deverão, então, se informar sobre os passos a serem seguidos para adquirir a gratuidade (idade, nível de ensino, distância da residência para a escola etc) e, caso tenham seus pedidos deferidos, poderão, tão logo, usufruir do benefício.

Segundo o prefeito de Ferraz, a proposta “que começa a ser criada neste momento”, ainda dependerá de vários trâmites e “detalhes”, por isso o tempo de implementação - que deve levar até cinco meses. De qualquer forma, o gestor confirma seu compromisso com a Educação ao destacar os esforços de sua administração na adoção da gratuidade no transporte coletivo rodoviário em itinerário municipal:

“Tem famílias em Ferraz que gastam de R$ 300 a R$ 400, por mês só em condução para seus filhos estudarem. Já ouvi de alguns pais que, caso a gente consiga o passe-livre, este dinheiro poderá até ser revertido em cursos para esses estudantes, ou em melhoria do orçamento doméstico. Isso é investimento na Educação, no processo educacional, na formação do aluno, do profissional, do cidadão”, complementa Filló.

Secom/ Ferraz - 25/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV