Ferraz vacina mais de 4,1 mil contra a gripe

Ferraz vacina mais de 4,1 mil contra a gripe

O Dia D de vacinação contra o vírus Influenza, que provoca a gripe, trouxe grande movimentação às 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ferraz de Vasconcelos. A significativa procura contribuiu para incrementar ainda mais os índices de imunização na cidade, que teve início no último dia 23. De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica do município, até a manhã desta segunda-feira (28 de abril) receberam a dose 4.128 pessoas. A expectativa do governo do prefeito Acir Filló é chegar a marca de 40 mil vacinações até 9 de maio (sexta-feira), quando a campanha chega ao fim em todo o Brasil.

Foto: Roseli Souza


A mobilização nacional, conhecida como Dia D, aconteceu no sábado (26 de abril), das 8 às 17 horas. Na oportunidade, foram vacinadas 1.656 crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, além de 202 profissionais da Saúde (enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, veterinários, protéticos, auxiliares de consultório, esteticistas etc), 272 gestantes, 86 puérperas (período de até 45 dias após o parto) e 1.912 idosos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Ferraz já atingiu a meta de 13% dos 80% estabelecidos pelo Ministério da Saúde de cobertura no que reside o público-alvo da ação nacional. A pasta afirma que, desde o início da campanha, na quarta-feira, a procura pela vacina nos dias úteis foi considerada “normal”. No sábado, no entanto, uma maior movimentação foi registrada, com a realização do Dia D.

Na oportunidade, todas as 13 UBSs da cidade funcionaram, de forma excepcional. A da Vila Santo Antônio foi o que sinalizou maior movimento. Ao todo, 611 munícipes compareceram ao local e se vacinaram contra a gripe.

Cinco postos volantes também funcionaram no sábado. Equipes da Vigilância Epidemiológica estiveram na praça da Independência, na praça da Bíblia, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim das Flores, no Supermercado Veran e numa igreja da comunidade do Jardim Recanto dos Pássaros.

O secretário municipal de Saúde, o médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, reitera que a vacinação contra a gripe também protege contra a H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, e contra outros tipos de influenza: A H3N2 e B. A imunização vale por um ano:

“As doses estão disponíveis nas 13 UBSs da cidade, gratuitamente. Estão inclusos no grupo de risco idosos maiores de 60 anos, grávidas, puérperas, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, diabéticos, transplantados, obesos, pessoas com imunossupressão, portadores de trissomias e reclusos do sistema penitenciário”, complementa o gestor.

Guillaumon também explica que casas de repouso da cidade também estão sendo visitadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

Preocupado com a saúde pública e comprometido com todas as ações que promovam à prevenção, o prefeito de Ferraz, Acir Filló, acompanhou de perto o trabalho empreendido durante a primeira semana da campanha:

“A equipe de vacinação da Secretaria de Saúde está de parabéns. Tive a informação de que tudo correu muito bem. Lembrando que 9 de maio é o último dia para receber a vacina. Assim, oriento os munícipes que precisam da dose que procurem a UBS mais próxima”, destaca o chefe do Poder Executivo ferrazense.

Secom/ Ferraz - 29/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV