Festival de Curtas tem início hoje em Ferraz
Festival de Curtas tem início amanhã em Ferraz
Terá início nesta terça-feira (1º de abril) em Ferraz de Vasconcelos o 1º Festival de Curtas. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a iniciativa será realizada, também, nos dias 3 (quinta-feira), 8 (terça-feira) e 10 (segunda-feira) deste mês. Na primeira edição do projeto, serão exibidos filmes de Charlie Spencer Chaplin. As sessões estarão disponíveis aos estudantes da rede municipal de ensino, gratuitamente, às 9 e às 14 horas, no Parque Municipal Nosso Recanto (rua Lourenço Paganucci, 133, Jardim Pérola).![]() |
Foto: Will de Oliver |
Amanhã, o cinema será aberto aos alunos da Escola Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) I. Na quinta, para os estudantes do Edforp II. Já no dia 8, serão beneficiados com o projeto crianças e jovens que frequentam a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Helmuth Hans Hermann Louis Baxmann”. E, encerrando a série no dia 10, participam da iniciativa os alunos da Emef “Luciano Poletti”.
“Estamos prevendo que participem mais de 600 estudantes da rede municipal no Festival de Curtas. Inclusive, todos os alunos que forem assistir aos filmes vão ganhar um DVD da película ‘Tempos Modernos’, um dos grandes sucessos de Charlie Chaplin”, complementa o titular da pasta de Cultura de Ferraz, Edson Pascotto.
Ainda de acordo com o gestor, antes da exibição dos filmes, será compartilhado com o público presente a biografia do saudoso artista, que nasceu em Londres, em 1889, e faleceu na Suíça, em 1977, aos 88 anos:
“Por determinação do prefeito Acir Filló, elaboramos essa programação com muito carinho e cuidado. A finalidade é oferecer entretenimento ao público infantil e aos jovens das escolas que têm gestão municipal e, ao mesmo tempo, enriquecer culturalmente os estudantes. Afinal, eles terão a oportunidade de assistir aos filmes do artista londrino e de conhecer um pouco mais da história sobre sua trajetória. Chaplin não deixou apenas saudade, mas um grande legado”, destaca Pascotto.
Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É reconhecido pelos filmes “O Imigrante”, “O Garoto”, “Em Busca do Ouro” (considerado por ele sua melhor película), “O Circo – Luzes da Cidade”, “Tempos Modernos”, “O Grande Ditador”, “Luzes da Ribalta”, “Um Rei em Nova Iorque” e “A Condessa de Hong Kong”.
O ator atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado pelo comediante francês Max Linder, a quem dedicou uma de suas obras. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações, ainda criança, nos teatros do Reino Unido, durante a Era Vitoriana, até sua morte.
Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e como Carlitos ou “O Vagabundo” no Brasil. Trata-se de em um andarilho pobretão que tem todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), com direito ao uso de um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengalade bambu e, sua marca pessoal, um pequeno e fino bigode.
A vida pública e privada de Chaplin abarcou adulação e controvérsia. Com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, o artista fundou, em 1919, a United Artists.
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, o artista é o mais homenageado cineasta de todos os tempos. Em vida, foi condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d’Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial Conjunto da Obra, em 1972).
Secom/ Ferraz - 01/04/2014