Prefeitura de Itaquá intensifica ação contra a dengue

Prefeitura de Itaquaquecetuba intensifica ação contra a dengue

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Itaquaquecetuba intensificou as ações de prevenção contra a dengue. Os bairros que registraram casos de suspeita da doença estão passando por uma operação ‘pente fino’, realizada pelo Departamento de Zoonoses. Todas as casas – sem exceção – são visitadas pelos agentes da Prefeitura, que fazem um trabalho de vistoria no imóvel e conscientização dos moradores.

O foco das visitas são os locais que contém água parada – ambiente onde a larva do mosquito Aedes Aegypti se desenvolve. Pneus, vasos e caixas d’água são os mais comuns. Caso seja encontrada alguma larva ela é levada para o laboratório do Departamento de Zoonozes, onde são realizados exames para comprovar se são mesmo do mosquito transmissor da dengue.

Para fazer esse trabalho a Prefeitura conta com uma equipe especializada. São 15 agentes, incluindo biólogos, pedagogos (que tem como função principal a educação dos munícipes) e veterinários. Antes de ir para as ruas eles passaram por treinamento teórico e prático promovido pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias).

Foto: Divulgação


Esse sistema de trabalho é considerado a forma mais eficiente de combate à dengue pela diretora de Zoonozes, Jeanette Tournour. “É um trabalho preventivo que combate as larvas e impede que o mosquito se desenvolva”, disse. Ela explicou que a aplicação de inseticidas (feita com veículos da Prefeitura nas ruas) também é um recurso utilizado. Mas, que tem efeito limitado. “O inseticida atinge apenas os mosquitos já adultos”, explicou.

A participação do morador é fundamental nesse trabalho. Todo cuidado deve ser tomado para evitar locais de água parada. “É uma lição simples, mas muito eficiente”, destacou Jeanette

Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba - 27/05/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV