Fundação Lemann doa 70 tablets para escolas municipais de Ferraz

Fundação Lemann doa 70 tablets para escolas municipais de Ferraz

Fotos: Will de Oliver


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos recebeu a doação de 70 tablets por parte da Fundação Lemann. Os equipamentos serão destinados a duas escolas municipais contempladas com o projeto Dedinhos. O objetivo do programa é ensinar Português para as crianças do ensino infantil e do ensino fundamental, de forma lúdica e tecnológica. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Ferraz é a primeira cidade do Alto Tietê a aderir a esse sistema de ensino.

Além dos 70 aparelhos que já estão sendo entregues na rede local de ensino, a Fundação Lemman, por meio do projeto Dedinhos, pretende disponibilizar 550 tablets para a municipalidade no segundo semestre deste ano. A contrapartida do governo do prefeito Acir Filló é fornecer Internet com bom sinal, para que os alunos possam ser inseridos no programa educacional. 

Duas instituições de ensino da administração ferrazense já foram contempladas com o projeto pedagógico que tem à frente a instituição paulistana - a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Roberto Andere Corrêa”, da Vila Corrêa, e a Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Professor Ruy Coelho”, que funciona no Jardim São Giovanni. Cada uma das escolas vai receber um total de 35 aparelhos. 

De acordo com a secretária de Educação de Ferraz, Denize Ribeiro, devido ao grande sucesso de outro projeto da Fundação implantado, recentemente, no município, o Khan Academy, que ensina Matemática por meio de softwares interativos, e também pela grande adesão dos alunos da rede no que reside à iniciativa, a cidade foi a primeira a ser beneficiada no País com o mais novo programa da instituição - Dedinhos:

“Vale ressaltar que este projeto só está sendo uma realidade em nosso município porque contamos com o profissionalismo e a eficiência de Magda Becker Soares, mestre em Letras e referência na Educação nacional. Esta ferramenta tem a finalidade central de alfabetizar nossos alunos, de forma lúdica e tecnológica, criando, assim, a inclusão digital na rede de ensino local”, valida.

Denize explica que os tablets serão usados em sala de aula de maneira convencional, como uma espécie de “caderno”, que pode ser personalizado. Contas serão criadas, com direito a login, senha e foto do educando, para o acesso e o uso contínuo dos sistemas nele contidos e o acompanhamento de exercícios diários.

Ainda de acordo com a titular da pasta da Educação ferrazense, com a utilização da plataforma e dos tablets, haverá incremento na aprendizagem dos estudantes no município:

“O Khan Academy, que disponibiliza técnicas virtuais de Matemática, já é um sucesso em Ferraz. Estou muito feliz pela rede local de ensino ter sido contemplada com mais um programa da Fundação Lemann – desta vez, voltado à disciplina Português. A plataforma online permite que o aluno, de forma lúdica, aprenda e compartilhe o aprendizado com seus colegas. Por conta do alto envolvimento de nossa equipe gestora com este projeto pedagógico, fomos à primeira cidade do País a receber o experimento. Sinto-me lisonjeada por saber que nosso trabalho está surtindo efeito”, finaliza.

Secom/ Ferraz - 16/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV