Copa do Mundo muda rotina da região

Copa do Mundo muda rotina da região

A chegada da Copa do Mundo mudou a rotina da região. 

O comércio, as indústrias, as escolas e até as Prefeituras vão funcionar em horário diferenciados. Eventos culturais estão sendo realizados, como o Festival da Gastronomia e o Mês da Cerveja Belga. As ruas e os estabelecimentos estão sendo enfeitados de verde e amarelo. E um reforço na segurança foi implantado por conta da permanência da seleção belga em um hotel em Mogi. Além disso, alguns locais vão disponibilizar telões.

Todas as Prefeituras da região vão fechar mais cedo durante os dias de jogos da seleção brasileira. Os decretos com os horários diferenciados foram publicados pelas administrações municipais. 

Com relação ao comércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região informou que os estabelecimentos trabalharão em horário diferenciado. Hoje, as lojas poderão funcionar, das 8 às 22 horas e os shoppings das 8 às 23 horas. 

Amanhã, alguns estabelecimentos devem fechar nos horários dos jogos. A Copa do Mundo também traz outra perspectiva para o comércio. Em Suzano, por exemplo, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) estima um aumento de 25% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além dos itens verde e amarelo, o comércio deve lucrar com a venda do Dia dos Namorados. Assim como os comércios, as ruas de algumas cidades da região também receberam as cores verde e amarelo. 

SEGURANÇA
A segurança também deve ser reforçada na região. A Polícia Militar fez um mapeamento para verificar quais são os principais pontos que precisam de reforço. Além disso, a cidade mogiana vai receber 500 homens do Exército por conta da presença da seleção da Bélgica. 

A Polícia Militar também deve atuar de forma estratégica. Ao todo, 25 policiais atuarão de forma integrada em todo contexto de saturação, no entorno de locais considerados críticos. Já o Corpo de Bombeiros fez todo o levantamento de risco no resort onde a seleção ficará hospedada. 

Um plano de contingência também foi elaborado para caso ocorra alguma ocorrência de grande envergadura envolvendo material biológico, químico ou nuclear. Aproximadamente 40 bombeiros estão contribuindo com o apoio à ação.

EVENTOS
As cidades também promoveram diversos eventos por conta do evento mundial. Em alguns casos, houve debate de qual legado a Copa deixaria para o País e para as cidades da região. Neste caso, Mogi acaba se destacando por conta da presença da seleção belga. 

Além de ter a adesão de bares para venda de cervejas deste país, a cidade criou um Festival de Gastronomia. Diversos pontos de cidade têm faixas desejando as boas-vindas à seleção. O famoso cachorro LaLaLa Dog também entrou no clima. Esculturas temáticas foram espalhadas por alguns pontos da cidade, entre eles, a Praça da Matriz.

Fonte: Diário de Suzano - 11/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV