Vender berço sem selo InMetro é crime; veja

Berço agora só pode ser vendido com selo do Inmetro; veja se o do seu filho é seguro

Divulgação


Eu sempre fui meio encanada com berços. Não só com berços, mas enfim...

A coisa piorou quando li que nos Estados Unidos berços com grades móveis seriam proibidos porque eram arriscados demais para os bebês.

E degringolou de vez quando conheci uma menininha de uns 6 meses que havia quebrado a perna em um acidente na grade do berço.

Meus dois filhos já dormem na cama, mas mesmo assim fiquei superfeliz com a notícia de que agora, no Brasil, os berços só podem ser vendidos com o selo de certificação do Inmetro.

A medida foi tomada depois que um teste do instituto reprovou todos os modelos vendidos em lojas brasileiras. Todos! Olha o perigo...

Bom, resumindo um pouco, a regra que já valia para fabricantes e importadores, agora vale também para lojistas. E se algum desses estabelecimentos tiverem produtos sem o selo, serão multados.

Então, pra facilitar nossa vida, segue uma listinha para os pais checarem antes investiram alguns (muitos!) "dinheiros" em um berço.

1-Primeiro passo, claro, é ver se ele tem o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve estar colado tanto na embalagem como no produto em si.
2-Todas as partes salientes devem ser arredondadas; nada de rebarbas e arestas nas quais as crianças podem, por exemplo, se arranhar
3-Dentro do berço, não pode haver nenhum adesivo ou decalque; já pensou se eles se descolam? Prato cheio para as crianças levarem à boca
4-Abase do colchão ou do próprio berço deve ser bem fixa, impedindo que a criança consiga levantá-la
5-As laterais do berço devem ser equipadas com um sistema de travamento eficiente. Acho que vale testar várias vezes para ver se é algo que uma criança não consegue fazer.
6-Ainda sobre as grades, é preciso ver se o espaço entre elas tenham entre 4,5 e 6,5 centímetros. Isso impede que os bebês coloquem bracinhos, perninhas e afins entre elas. Talvez isso teria evitado o acidente com a garotinha que eu citei acima, não?

Além disso, o Inmetro fez um vídeo com dicas excelentes sobre segurança na hora de usar o berço e com os erros mais comuns. Vale muito assistir, mesmo que você já tenho um berço:https://www.youtube.​com/watch?v=bGnPY_2g​HIo

No vídeo, é falado por exemplo da distância entre a grade e o colchão, de como não é legal colocar berços perto de cortinas e persianas, já que as cordinhas trazem risco de sufocamento. Outra dica, é sobre onde colocar a babá eletrônica, para evitar acidentes.

Saindo um pouco das regras para o berço em si, acho que vale citar algo que todos os pediatras batem na tecla, mas que continuam sendo ignorados por muitos pais: os protetores de berço. Nos Estados Unidos, por exemplo, eles são proibidos.

Mas a dica de ouro é, pra quem quiser usar, colocar apenas um protetor simples e fino. Tecidos almofadados grandes, espessos e por todo o berço oferecem um grande perigo de sufocamento, assim como encher o local de travesseirinhos e bichinhos de pelúcia.

Vale ser um pouco chatinho e prestar atenção em tudo isso, não?

E a sua casa, como é e onde fica o berço?

Por: Por Mariana Della Barba - Fonte: Msn- 27/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV