Procon de Ferraz se integra a sistema nacional de gestão
Procon de Ferraz se integra a sistema nacional de gestão
Foto: Will de Oliver |
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ferraz de Vasconcelos passou a integrar, desde a semana passada, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumir (Sindec). A informação é da coordenadoria do órgão, que funciona no Centro de Integração da Cidadania (CIC), no Parque São Francisco. A inclusão da cidade faz parte de um pacote de 23 unidades municipais que a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, integrou ao sistema no primeiro semestre deste ano.
A partir de agora, o Procon ferrazense conta com o sistema informatizado, que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento aos consumidores nos Procons de todo o Estado de São Paulo. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Fundação, são classificados desde os procedimentos mais céleres de atendimento, como os realizados por telefone ou por carta encaminhada ao fornecedor, até os processos administrativos instaurados, denominados como reclamações.
Foto: Will de Oliver |
O processo de municipalização do Sindec no Estado teve início em 2012, com a inclusão de cinco Procons municipais. Até o momento, o sistema foi implantado em 60 Procons municipais conveniados. Com o Sindec, os dados de cada cidade são incluídos no ranking estadual e no Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas. A meta, segundo a Fundação Procon São Paulo é, até o fim de 2014, integrar no Sindec mais 80 órgãos municipais de defesa do consumidor.
Secom/ Ferraz - 21/07/2014