Zoonoses promove ciclo de palestras contra a dengue em Ferraz

Zoonoses promove ciclo de palestras contra a dengue em Ferraz

Fotos Will de Oliver


O Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos deu início, na manhã desta quarta-feira (16 de julho), a um ciclo de palestras educativas com o tema Combate à Dengue. A iniciativa tem como público-alvo os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede local. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Halim Abissamra”, localizada na Vila Arbame, foi a primeira unidade a abrigar a atividade.

De acordo com o coordenador-técnico da Vigilância em Saúde de Ferraz, Paulo Gomes Cruz, o trabalho está sendo desenvolvido nos períodos manhã e tarde, em sete escolas da cidade, desde ontem (16 de julho). O projeto se estende até 15 de agosto deste ano. Segundo o gestor, a finalidade do governo do prefeito Acir Filló com as palestras é investir na prevenção: 

  “Nosso objetivo é alertar as crianças sobre a prevenção, transformando-as em multiplicadoras no âmbito familiar e social. Ou seja, elas aprendem na escola, por meio das explicações passadas por nossa equipe, e passam para seus pais e demais familiares dicas de como auxiliar no combate à doença, que, inclusive, pode levar à morte”, ressalta Cruz.

O trabalho de conscientização sobre os perigos provocados pelo aedes aegypt também contempla a distribuição de panfletos educativos e a apresentação de vídeo elaborado com os personagens do cartunista Maurício de Souza. Ao final das atividades, os alunos têm a oportunidade de conhecer de perto o mosquito da dengue - armazenado em recipientes de vidro.

As atividades tiveram prosseguimento nesta quinta-feira (17 de julho) e continuam amanhã (18 de julho) na Emef “Sara Tineue”, localizada na rua David de Rogatis, 310, Parque Dourado, das 9 às 11 horas, e das 14 às 16 horas.

A programação contempla, ainda, as seguintes unidades escolares: Emef “Professora Maria Margarida Abreu Figueiredo”, da Vila Santa Margarida, em 21 de julho; Emef “Joracy Cruz”, no Jardim Freire, em 22 de julho; Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeief) “Antonio Schiavinati”, na Vila São Paulo, em 28 de julho; Emeif “Maria da Glória Dias Hovarth”, no Jardim São João, em 8 de agosto; e Emef “José Sebastião”, no Cambiri, em 15 de agosto.

Não de hoje, a Prefeitura de Ferraz reforça as ações de combate à dengue. Diariamente, iniciativas, sobretudo de conscientização, são desenvolvidas nos bairros e na área central da cidade, com a visita a residências e a demais locais onde o aedes aegypti pode se reproduzir (água parada limpa ou poluída). Na oportunidade, são compartilhadas medidas que evitam a erradicação dos focos da doença.

Não deixar água parada em pneus fora de uso, sobre a laje e as calhas das residências e em vasos de plantas e vasilhas usadas para a alimentação de cães, de gatos e de passarinhos é uma das providências que ajudam no combate à dengue. É importante, também, remover folhas, galhos ou qualquer tipo de material que impeça a circulação da água, e manter a caixa d´água e poços artesianos sempre fechados e bem vedados. O mesmo vale para outros reservatórios de água e de piscinas.

Secom/ Ferraz - 17/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV