IV Mostra de Teatro encanta o público de Arujá

IV Mostra de Teatro encanta o público de Arujá

Divulgação
A IV Mostra de Teatro da Secretaria de Cultura e Turismo de Arujá encantou o público que compareceu à Escola Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa no sábado, 2 de agosto. Com três atividades, a iniciativa proporcionou também um verdadeiro teste para os alunos.

A mostra teve início às 15 horas com a leitura interpretada da peça “Hoje a Banda Não Sai!”, de Severino Tavares, e prosseguiu com as adaptações de “Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não”, de Bertold Brecht, e “Dois Perdidos em Uma Noite Suja”, de Plínio Marcos. Todas as atividades foram dirigidas pelo professor e ator Everton Moreno.

“O nosso objetivo é trabalhar os alunos de diferentes formas. A primeira parte de uma peça de teatro é a leitura interpretada, algo que sempre existiu e que se popularizou com vários grupos que começaram a fazê-la como espetáculo. É algo importante para eles conhecerem. Nas peças, nós utilizamos características e estéticas diferentes, como os tipos de palco, por exemplo”, disse o professor.

Com a missão de encerrar a atividade, as alunas Giovana Vitória de Souza Prado, de 13 anos, e Brenda Gomes Nogueira Ávila, de 12, encenaram a adaptação de “Dois Perdidos em Uma Noite Suja”, em que duas personagens que moram juntas vivem conflitos relativos ao trabalho, à pobreza e acabam por cometer um crime que muda a vida de cada uma.

Para quem viu o espetáculo, valeu a pena ter se deslocado até a Escola Livre de Música, como no caso da mãe de uma das atrizes, Isabel Cristina. “Ficou muito boa a adaptação e foi um prazer vê-la. A Giovana estava muito nervosa e acabou passando ansiedade para mim também porque não tinha me dado detalhes de como era a peça. Gostei muito do resultado e é muito bom notar que ela está mais segura em cena”, disse.

Entre os ensaios e a apresentação, passaram-se praticamente cinco meses de preparação, prazo considerado curto para uma adaptação feita para uma dupla. “Escolhemos o texto para fazer a avaliação do início do semestre e resolvemos continuar trabalhando nele, que não é simples e exige muito porque em dupla o ator tem muitas falas e é preciso gravá-las, o que torna o trabalho mais difícil”, afirmou Brenda.

“A Joana é uma personagem com hábitos diferentes dos meus e fiquei muito feliz de fazê-la bem feito. No começo eu estava morrendo de medo e é muito bom quando no fim você diz: ‘Nossa, consegui!’”, disse Giovana.

Segundo Moreno, o ideal agora é aperfeiçoar as apresentações e formar novas turmas do curso de teatro. “Eu sou uma pessoa muito exigente e falei para os alunos que os espetáculos foram muito bons. Uma peça nunca vai estar pronta e a cada ensaio e apresentação você vai corrigindo alguma coisa”, disse.

Secretário de Esportes e Lazer de Arujá, Vicente Nasser do Prado, o Souzão, acompanhou a apresentação que encerrou a IV Mostra de Teatro e gostou do que viu. “Trata-se de um trabalho muito bom que o Everton está fazendo. Vimos duas crianças de 12 e 13 anos em uma peça maravilhosa e atuando com desenvoltura. Isso incentiva os alunos cada vez mais”, afirmou.

Vagas

Os arujaenses com idade a partir de 11 anos que tenham interesse pela carreira de ator podem se inscrever para as vagas oferecidas gratuitamente para o curso de teatro.

Para efetuar a matrícula, é necessário comparecer à unidade, na Rua Espanha, n° 720, no Jardim Rincão, com cópia do RG ou da certidão de nascimento, duas fotos 3x4, cópia do comprovante de residência de Arujá e atestado médico para atividade física.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4653-1084.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 05/08/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV