Prefeitura de Ferraz inaugura Cento de Arte e Cultura no próximo dia 8
Prefeitura de Ferraz inaugura Cento de Arte e Cultura no próximo dia 8
![]() |
Foto: Roseli Souza |
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos marcou para o próximo dia 8 (sexta-feira) a inauguração do Centro Municipal de Arte e Cultura. O espaço vai funcionar no número 966 da avenida Brasil, na malha central da cidade. A entrega do equipamento público faz parte do projeto Arte e Ação, que terá à frente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A solenidade será realizada às 10 horas e contará com a presença do prefeito Acir Filló e do titular da pasta, Edson Pascotto. Vereadores e outras autoridades locais também estarão presentes no evento.
O projeto Arte e Ação tem como objetivo valorizar o ensino da dança e de artes cênicas em Ferraz, por meio de cursos que serão ministrados gratuitamente no mais novo espaço cultural do município. As inscrições para as oficinas já estão abertas e também não geram ônus aos interessados. Crianças, jovens, adultos e o público da melhor idade poderão participar das aulas, que terão início em 19 de agosto (terça-feira). Um total de 150 vagas está disponível, num primeiro momento. Serão formadas turmas para os três períodos – manhã, tarde e noite.
Uma vez inaugurado o Centro Municipal de Arte e Dança, a Prefeitura de Ferraz vai oferecer oficinas de dança de salão, ritmos populares, balé clássico, jazz, street dance e teatro. As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana, com duração de uma hora cada aula. De acordo com a coordenadora do projeto, a bailarina Alessandra Dunia Modenese, sete professores formados nos segmentos de Dança e de Teatro ficarão responsáveis pelas aulas:
“Com a criação desse espaço, vamos estimular o desenvolvimento da Cultura. Não teremos, apenas, aulas e oficinas voltadas às técnicas corporais, mas, também, espetáculos e incentivos a grupos de dança e academias do Alto Tietê. Trabalhar com arte é oferecer arte e estrutura para que ela se crie, aconteça”, acrescenta Alessandra.
Para o secretário de Cultura de Ferraz, o Centro Municipal de Arte materializa a preocupação do governo local com aprodução coreográfica de grupos e academias de dança da cidade, que, até então, não contavam com um espaço específico para a criação de números e peças e para se apresentarem.
Palestras e cursos de capacitação também serão desenvolvidos no novo espaço, segundo pontua o gestor. A pasta comandada por Pascotto ainda prevê a apresentação nas 44 escolas municipais das coreografias e peças que serão elaboradas em breve no equipamento:
“Estamos pensando não apenas na organização estética dessas aulas, mas, sobretudo, proporcionar ao cidadão informação, para que ele amplie seu conhecimento intelectual e social, e valorize o movimento humano no que reside à relação corpo e mente, à saúde e o bem-estar”, complementa o gestor.
Para Filló, o projeto Arte e Ação e a inauguração do Centro Municipal de Arte e Cultura vão conceder novos contornos para o segmento em Ferraz:
“Não vamos apenas convidar as pessoas a refletirem sobre as artes, a participarem das atividades que serão oferecidas gratuitamente a partir do dia 19 de agosto. Vamos valorizar a linguagem técnica e o movimento, mas, principalmente, queremos disponibilizar o melhor para o aluno, por meio de professores renomados e um equipamento condizente com as atividades oferecidas”, acrescenta o prefeito de Ferraz.
Secom/ Ferraz - 05/08/2014