Ferraz inaugura Centro de Arte e Cultura

Aulas do Centro de Arte e Cultura da Prefeitura de Ferraz terão início em 19 de agosto

Fotos: Will de Oliver


As aulas do Centro de Arte e Cultura da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos terão início em 19 de agosto (terça-feira). Entregue na manhã desta sexta-feira (8 de agosto) pelo prefeito Acir Filló e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Edson Pascotto, o equipamento terá capacidade para atender até 2 mil alunos, oferecendo cursos diversos de expressão corporal e artes cênicas. A inauguração do espaço, que tem como endereço o número 966 da avenida Brasil, faz parte do projeto Arte e Ação, que tem o objetivo de democratizar a cultura, tornando-a mais acessível à população, e de abrir nos quatro bairros mais populosos da cidade pólos semelhantes ao do centro da cidade.

A solenidade teve início, hoje, por volta das 11 horas. Além do chefe do Poder Executivo ferrazense e de Pascotto, participaram do grupo principal de trabalhos o secretário municipal de Governo, Juracy Ferreira da Silva, a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz e presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz, vereador Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho, e a coordenadora do Centro de Arte e Cultura de Ferraz, a bailarina e professora Alessandra Dunia Modenese.

O titular da pasta de Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Mateus Sartori, também prestigiou o encontro, assim como demais gestores da Cultura da região do Alto Tietê.

No geral, foram investidos cerca de R$ 300 mil na estruturação de todo o equipamento, que começará a funcionar no próximo dia 19. Locado ao valor de R$ 4 mil, ao mês, o prédio, que fica na malha central da cidade, vai oferecer, de forma gratuita, oficinas de dança de salão, ritmos populares, balé clássico, jazz, street dance e teatro. As atividades serão desenvolvidas duas vezes por semana, com duração de uma hora cada aula, aproximadamente.

Durante a cerimônia de inauguração, Filló explicou que a abertura do equipamento faz parte do projeto Arte e Ação, que têm como objetivo valorizar o ensino da dança e de artes cênicas em Ferraz. As inscrições para as oficinas, inclusive, já estão abertas, e, à exemplo das aulas, também não geram ônus aos interessados. Crianças, jovens, adultos e o público da melhor idade poderão participar das atividades, que acontecerão nos períodos manhã, tarde e noite. Num primeiro momento, 150 vagas estão disponíveis.

O Centro de Arte e Cultura de Ferraz abarca três andares, onde estão distribuídas sete salas de aula, bem como duas destinadas para demandas administrativas. O equipamento também conta com dois vestiários, uma cozinha, banheiros, recepção e garagem.

Para o secretário de Cultura ferrazense, o espaço materializa a preocupação do governo local com a produção coreográfica de grupos e de academias de dança da cidade, que, até então, não contavam com um local específico para a criação de números e de peças e para se apresentarem:

“Estamos pensando não apenas na organização estética dessas aulas, mas, sobretudo, proporcionar ao cidadão informação, para que ele amplie seu conhecimento intelectual e social, e valorize o movimento humano no que reside à relação corpo e mente, saúde e bem-estar. Se este lugar está sendo inaugurado, é porque a Secretaria de Cultura se esmerou. Investir em Cultura é investir em gente, na nossa gente. É democratizar a arte”, argumentou o gestor.

Durante seu discurso, o prefeito de Ferraz destacou que os investimentos feitos para a abertura do Centro de Arte foi um dos mais importantes até então, a exemplo dos destinados para a entrega do Corpo de Bombeiros, do Bom Prato, do 1º Distrito Policial e da Central de Penas e Medidas Alternativas:

“Além de estarmos abrindo no centro da cidade um pólo cultural, esse equipamento é oportuno para descobrirmos novos talentos e oferecermos a possibilidade para a população se alimentar de arte, de cultura de qualidade. Os professores que aqui estão são renomados, formados na área e muitos estudaram fora do País. Estou muito orgulhoso por esta inauguração. O próximo passo será inaugurar outros espaços semelhantes nos bairros mais populosos de nossa cidade. Até o fim da gestão, queremos entregar mais quatro”, concluiu Filló.
Secom/ Ferraz - 08/08/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV