Programa Mais Educação em Santa Isabel ajuda jovens no aprendizado
Programa Mais Educação em Santa Isabel ajuda jovens no aprendizado
![]() |
Governo Federal e a Secretaria de Educação do município atendem crianças de sete escolas em Santa Isabel / Crédito da Imagem: AIPMSI |
O Programa mais Educação, criado em 2007 pelo Governo Federal, e implantado no início deste ano, pela Secretaria da Educação do município de Santa Isabel, vem sendo um investimento no aprendizado e na formação para os alunos de instituições da cidade. Atendendo em média sete escolas, o projeto visa à implantação do cenário didático e oportunidades formativas oferecidas. “Queremos oferecer ensino em tempo Integral em grande parte das escolas públicas de educação básica atingindo a meta seis”. Disse. Yone Simões, secretária de educação em Santa Isabel. Estratégia esta que promove as crianças das instituições, ampliar seu tempo na escola, e dar maiores oportunidades educativas, beneficiando melhorias e qualidade de ensino. Já a inclusão social também se torna ponto principal na compreensão do direito a vida, saúde e liberdade. “Visamos construir uma educação para a vida e com aprendizagem significativa”. Concluiu a Secretária Yone.
Cada escola contanto com suas formações, apenas duas se tornam obrigatória neste “reforço”, sendo essas, matemática e letramento. Já para ampliar seus conhecimentos os alunos disponibilizam de aulas de jardinagem, agropecuária, clubes de leituras, escultura com cerâmica, futsal, judô e até robótica, entre outras concepções. Segundo a secretária da Educação de Santa Isabel, o mais interessante é que não necessitam de um espaço físico formatado, como a sala de aula, este processo pode acontecer em diversos espaços oferecidos pela comunidade, desde que valorize a vivência dos alunos.
Professor Comunitário
A figura do professor comunitário coordena o processo de articulações dentro de um grupo, seus agentes e saberes, lançam uma junção com a busca no conhecimento e espaço. Tratando de dinâmicas instituídas em relações de solidariedades e na confiança em construir redes de aprendizagem, são capazes de influenciar favoravelmente um desenvolvimento dos estudantes.
Fonte: Prefeitura de Santa Iabel - 21/08/2014