Administração de Poá envia projeto de lei para criação do Passe Livre Estudantil para Câmara
Administração de Poá envia projeto de lei para criação do Passe Livre Estudantil para Câmara
![]() |
Criação do Passe Livre Estudantil visa garantir o aluno o meio de locomoção para o ambiente de ensino / Foto: Julien Pereira (Arquivo) |
A Prefeitura de Poá enviou nesta terça-feira, dia 12 para a Câmara, o projeto de lei que dispõe sobre a criação do “Passe Livre Estudantil”, que tem como objetivo a gratuidade no Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros aos estudantes da cidade.
De acordo com o Executivo, o projeto encaminhado para apreciação do Legislativo garante a acessibilidade ao aluno a escola, tendo em vista que a formação educacional, segundo a Administração é essencial para responder às inúmeras demandas emergentes das relações sociais, pessoais e principalmente profissionais. Desta forma o projeto de lei prevê que além do espaço físico, uniformes e livros, o estudante deve ter a locomoção garantida até o ambiente de estudos.
Ainda segundo o projeto, ao propor a criação do “Passe Livre Estudantil”, seria aumentado a contribuição do município, de forma direta na melhoria da qualidade de ensino. Conforme o Executivo poaense, o Passe Livre também corresponde às questões de mobilidade urbana, uma vez que o País conta com as inovações propostas pela Lei Federal de nº 12.587, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
O projeto ainda estipula a criação de um programa duradouro, que por etapas seja expandido, com auxílio do Poder Legislativo, levando em consideração as possibilidades orçamentárias e a renda familiar.
Para o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, a educação é de grande importância para a sociedade, portanto, meios como o de locomoção é essencial para que os jovens tenham acesso ao ensino. “Foi um projeto muito discutido e que hoje (terça-feira) enviamos para Câmara para analise dos legisladores”, disse.
Secom/ Poá - 12/08/2014