Fundação Lemann doa 200 tablets para escolas municipais de Ferraz
Fundação Lemann doa 200 tablets para escolas municipais de Ferraz
![]() |
Foto: Will de Oliver |
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos recebeu a doação de 200 tablets por parte da Fundação Lemann. Os equipamentos serão destinados a seis escolas municipais contempladas com o projeto Dedinhos. O objetivo do programa é ensinar Português para as crianças do ensino infantil e do ensino fundamental I, de forma lúdica e tecnológica.
Entre as instituições de ensino contempladas com os equipamentos, neste primeiro momento, estão as Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental (Emeifs) “Maria da Glória Dias Horvath”, da Vila Margarida, “Tom Jobim”, do Parque São Francisco, e “Sylvia da Silveira de Martini”, da Vila Santa Margarida, bem como as Escolas de Educação Infantil (Emeis) “Roberto Andere Corrêa”, da Vila Corrêa, e “Vereador Elias Andere”, do Jardim Arbame.
Os alunos do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental I que participarão do projeto receberão os tablets na primeira quinzena de outubro deste ano, ao passo em que a Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Professor Ruy Coelho”, do Jardim San Giovanni, já está com as atividades em andamento.
Cada uma das instituições de ensino vai receber de 30 a 35 aparelhos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Ferraz é a primeira cidade do Alto Tietê a aderir a esse sistema de ensino, que tem como finalidade central ensinar Português para as crianças do ensino infantil e do ensino fundamental, de forma lúdica e tecnológica.
![]() |
Foto: Will de Oliver |
Conforme explica a titular da Educação, Denize Ribeiro, no dia 14 de agosto, 15 professores e mais dois coordenadores de seis escolas municipais receberam formação pedagógica, para aprender a usar a nova ferramenta de ensino e, posteriormente, repassar para seus alunos:
“No encontro ministrado por Juliana Storino, consultora da Fundação Lemann, foi passado aos educadores como trabalhar com os tablets com nossas crianças. Esta parceria entre a municipalidade e a Fundação Lemann está cada vez mais forte, já que o projeto Dedinhos é uma extensão do sucesso de outro programa da empresa implantado recentemente em Ferraz, o Khan Academy, que ensina Matemática por meio de softwares interativos”, explica a gestora.
Ainda de acordo com Denize, com a utilização da plataforma e dos tablets, há incremento na aprendizagem dos estudantes do município:
“Esses programas têm o objetivo de alfabetizar nossos alunos, de forma lúdica e tecnológica, criando, assim, a inclusão digital na rede de ensino local. Os tablets serão usados em sala de aula de maneira convencional, como uma espécie de ‘caderno’, que pode ser personalizado. Contas serão criadas, com direito a login, senha e foto do educando, para o acesso e o uso contínuo dos sistemas nele contidos e o acompanhamento de exercícios diários”, finaliza.
Secom/ Ferraz - 25/09/2014