Nova escola de Ferraz terá capacidade para atender 700 alunos
Nova escola de Ferraz terá capacidade para atender 700 alunos
![]() |
Foto: Verônica Ribeiro |
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, vistoriou na manhã desta quinta-feira (18 de setembro) o terreno que o Poder Executivo doou ao Governo do Estado de São Paulo, para a construção de uma nova escola no município. A área fica no Jardim Santiago. Vereadores, secretários e técnicos da municipalidade ferrazense também estiveram no terreno, bem como membros da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que será responsável pelas obras. As intervenções devem ter início num prazo de dez dias.
A área localizada na rua Itaquaquecetuba foi alvo, hoje, da inspeção do chefe do Executivo, bem como dos secretários Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos (Obras), Marcelo Petegrosso (Serviços Urbanos) e Marlene Drulis de Oliveira, que, interinamente, está respondendo pela pasta de Educação municipal. O grupo foi acompanhado, ainda, pelo engenheiro fiscal de Gerenciamento da FDE, Otílio Martins Gonçalves. Na oportunidade, os gestores conferiram as primeiras providências tomadas por parte da Guerrero – Construtora e Incorporadora.
Vencedora do processo licitatório referente ao projeto de construção da nova instituição de ensino de Ferraz, a empresa já instalou o canteiro de obras no local, deu início à limpeza do terreno e colocou tapumes em todo o espaço. Ao todo, serão 2.631,60 metros quadrados de área construída, para um terreno de 7.140, 62 de metros quadrados. As obras devem ter início, efetivamente, em até dez dias.
O projeto de construção da nova escola do Jardim Santiago só foi possível por causa de uma parceira firmada entre o governo do prefeito Acir Filló e o Governo do Estado paulista. Enquanto a municipalidade doou a área onde será alicerçada a unidade, a esfera superior vai custear integralmente as intervenções. Os investimentos giram em torno de R$ 3,3 milhões.
![]() |
Foto: Verônica Ribeiro |
A instituição vai atender alunos do ensino fundamental I (de 6 a 10 anos). A capacidade é para 700 crianças, enquanto a estrutura pedagógica vai abarcar 30 professores, um coordenador, um diretor e um vice-diretor. O projeto deve ser entregue no segundo semestre de 2015 à população ferrazense, conforme prevê Carlinhos:
“A obra é da esfera estadual, mas a Prefeitura de Ferraz vai trabalhar diariamente na fiscalização das intervenções e no seu andamento. Entregaremos, também, em breve, uma creche no Jardim Santiago, num terreno que fica ao lado desta escola estadual. Na área, localizada na rua dos Autonomistas, já estão ocorrendo trabalhos de terraplanagem. Vamos aguardar as tratativas por parte do Governo do Estado e, em seguida, abrir o processo licitatório para a escolha da empresa que ficará responsável pelas obras. Até o fim deste ano, damos início ao projeto”, adianta o secretário de Obras.
Para Filló, a construção das duas unidades de ensino vai atender a demanda reprimida do bairro. O gestor não deixa de valorizar, inclusive, a parceria do município e do governo estadual na obtenção das duas unidades educacionais:
“Com muita habilidade e comprometimento com a Educação de Ferraz, conseguimos retomar os trabalhos e rever a doação da área no Jardim Santiago, para a construção da escola estadual. Agora, vamos trabalhar para que, o quanto antes, possamos dar início às obras da nova creche, que será vizinha à escola. Nossa administração sempre teve como meta a Educação, visando um ensino de qualidade e o compromisso com o futuro da população”, reitera o chefe do Poder Executivo.
Secom/ Ferraz - 19/09/2014