Prefeitura de Suzano mapeia população em situação de rua

Prefeitura de Suzano mapeia população em situação de rua

Prefeitura de Suzano mapeia população em situação de rua
Divulgação


A Prefeitura de Suzano realiza diariamente ações de combate ao álcool e outras drogas na cidade. As medidas primárias e de prevenção são executadas em conjunto pelos órgãos da administração municipal como a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Social, Saúde, Educação, Esporte, Cultura, entre outras. Com base nesse trabalho, cerca de 247 pessoas são mapeadas e classificadas como população em situação de rua.

Os dados foram passados durante audiência de prestação de contas do programa Crack, É Possível Vencer. Na reunião, que contou com a presença de dirigentes do projeto, foram apresentadas tratativas e articulações que estão sendo desenvolvidas no município. A medida prevê o fortalecimento do projeto com a aquisição de equipamentos para a GCM, além da implantação de cursos profissionalizantes para reintegrar pacientes na sociedade. Ao todo, são mais de 15 tipos de cursos inclusos no programa Gerando Renda que vão desde informática, culinária, eletricista residencial, até práticas administrativas, depilação, garçom, entre outros.

Na área da saúde, a Prefeitura de Suzano atua por meio do projeto Consultório na Rua. A ação que que já cadastrou mais de 700 pessoas é uma iniciativa do governo federal, mas é gerenciada pelo município. O programa começou a ser desenvolvido na cidade em janeiro deste ano e tem como objetivo deixar os serviços de saúde mais acessíveis a quem rompeu vínculos sociais e familiares, incentivando sua reinserção na sociedade a partir de melhoria de sua qualidade de vida.

O Consultório na Rua é uma estratégia complementar do programa Crack, É Possível Vencer que foca na saúde dos pacientes. Ela conta com uma equipe multiprofissional composta por um assistente social, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem que fazem as abordagens na rua, identificam os problemas e necessidades dessas pessoas, e realizam os encaminhamentos para os serviços de saúde.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 17/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV