Ação em praça orienta sobre alimentação saudável

Ação em praça alerta para risco de alimentos industrializados

Produtos como bolacha recheada, gelatina, refrigerante, batata frita, entre outros, foram expostos ao público com a respectiva quantidade de sal, açúcar e gordura que eles contêm

Ação em praça alerta para risco de alimentos industrializados
Divulgação


Quem passou pela Praça dos Expedicionários, no centro de Suzano, nesta quinta-feira (16/10), se surpreendeu com as informações sobre a quantidade de sal, açúcar e gordura encontrada em biscoito recheado, achocolatado, macarrão instantâneo, entre outros, expostos em um estande. No local, estudantes do curso de Nutrição da Faculdade Piaget e profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Suzano orientaram a população sobre o risco do consumo em excesso desses e de outros alimentos industrializados.

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Piaget se uniu à Secretaria de Saúde para levar informação à população sobre hábitos saudáveis. Produtos como bolacha, gelatina, refrigerante, batata frita, entre outros, foram expostos com a respectiva quantidade de sal, açúcar e gordura que contêm. Folhetos com dicas saudáveis também foram distribuídos.

A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Piaget, Janisse Oliveira, disse que este tipo de atividade contribui para a orientação da população sobre a alimentação correta e também enriquece o aprendizado dos alunos: “Os estudantes têm a oportunidade de ter contato com o público, além de conhecer os hábitos alimentares e a realidade da comunidade na qual eles estão inseridos”, acrescentou a professora.

Janisse chamou a atenção para a necessidade das pessoas refletirem sobre a qualidade da alimentação e citou, como exemplo, o pacote de macarrão instantâneo, que tem, só em uma porção, metade da quantidade de sal recomendada para consumo em um dia inteiro.

“Fiquei surpresa com a quantidade de sal e óleo existente em muitos alimentos, mas, principalmente, na gelatina, que é comum a gente fazer em casa”, comentou Leonilda Ferreira, 61 anos, moradora do Jardim Europa, que, na hora do almoço, passou pelo estande na praça e parou para se informar. “Achei fantástica essa iniciativa”, acrescentou.

Sheila das Graças Melo, 43 anos, moradora do Suzanópolis, também se surpreendeu com o que viu. Para ela, só tem uma forma de mudar o hábito da família: “O jeito é não comprar e pronto. Não é fácil, mas o certo é oferecer mais frutas e coisas saudáveis no lugar dos alimentos industrializados”, explicou.

Nutrição

O curso de Nutrição é uma das sete opções de graduação da Faculdade Piaget, que terá vestibular no dia 1/11. As inscrições podem ser feitas pela internet (www.faculdadepiaget.com.br) ou na secretaria, na avenida Mogi das Cruzes, 1.001, no Jardim Imperador, em Suzano. A faculdade tem ainda Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Educação Física, Fisioterapia e Engenharia Ambiental.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e é comemorada, desde 1945, em 150 países como incentivo a uma maior atenção à produção agrícola no mundo, estímulo à cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento e para despertar o sentimento de solidariedade na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza. No Brasil, durante toda a semana, acontecem atividades em diversos municípios.

Por Simone Leone
Assessora de Imprensa - 17/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV