Ferraz tem o maior número de jovens eleitores da região

Ferraz tem o maior número de jovens eleitores da região

Ferraz tem o maior número de jovens eleitores da região
Foto: Mariana Oliveira


Ferraz de Vasconcelos tem o maior número de eleitores jovens do Alto Tietê. A cidade conta com 1,3% de adolescentes entre 16 e 17 anos que vão votar pela primeira vez neste ano. Em seguida, aparece Itaquaquecetuba, com 1,1% de jovens votantes com esta faixa etária. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que levou em conta a idade do eleitor para o primeiro turno das eleições de 2014, que vão ocorrer neste domingo (5 de outubro) em todo o País.

Para que Ferraz alcançasse esta marca, um sério e complexo trabalho foi desenvolvido entre 2013 e 2014 com os adolescentes da cidade pela Coordenadoria Especial da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. No ano passado, 122 jovens tiveram seus títulos de eleitor expedidos. Já neste ano, foram emitidos 140 documentos do gênero.

A ideia de desenvolver um projeto que incentivasse os adolescentes de Ferraz a terem título de eleitor partiu do coordenador da Juventude, o professor de Artes Renato Ramos, o Renatinho. Ele explica que várias ações estratégicas foram criadas para que o público-alvo entendesse a importância de votar, mesmo não tendo a obrigatoriedade, válida para quem tem, segundo a legislação vigente, a partir de 18 anos:

“Com o total apoio da Prefeitura de Ferraz, por meio da Secretaria de Educação e da Coordenadoria da Juventude, criamos alguns mecanismos para validar o interesse dos jovens pela política, para que aproveitassem o benefício de poder usar o título já a partir dos 16 anos. Para tanto, ministramos palestras sobre a importância do primeiro voto e de como pesquisar sobre os candidatos. A municipalidade também ofereceu transporte gratuito até o cartório eleitoral para os interessados na emissão do documento. A iniciativa foi promovida em todas as escolas estaduais da cidade que atendem jovens de 16 e de 17 anos”, acrescenta Renatinho.

Para a estudante Élida Oliveira Silva, de 16 anos, que conquistou seu título de eleitor em maio deste ano, é muito importante participar do processo eleitoral do País:

Ferraz tem o maior número de jovens eleitores da região
Foto: Mariana Oliveira


“Já pesquisei sobre os candidatos para presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual e, mesmo não sendo obrigada a votar, acredito que será importante participar das eleições neste domingo. Entendo que é um exercício de cidadania. Estou muito ansiosa com essa oportunidade. Poderei, afinal, ajudar a escolher quem vai me representar nos próximos anos na condução do Brasil”.

Nessa esteira de pensamento, Lucas Boaventura, de 17 anos, defende que o voto do jovem deve ser consciente e responsável. O estudante afirma que lança mão da Internet para saber mais sobre os postulantes:

“Uso bastante às redes sociais para me inteirar sobre das propostas dos candidatos. Estou procurando aquele que seja ‘ficha limpa’, que não tenha se envolvido em escândalos e que tenha propostas concretas. Como é a minha primeira eleição, espero fazer as melhores escolhas e contribuir para o quadro democrático de mudança de nosso País”.

Grande incentivador do trabalho que prevê a participação do adolescente de 16 e de 17 anos no processo eleitoral, o prefeito de Ferraz, Acir Filló, defende que “na juventude está o poder da mudança”, já que, em sua opinião, “quem vota pela primeira vez é mais seletivo, pesquisa a fundo os candidatos e os cobram com mais ímpeto”:

“Quando a cidade investe nos jovens, ela investe em seu próprio futuro. É muito importante colocar o adolescente como eleitor e protagonista do sistema democrático brasileiro. O jovem tem o poder de transformar, e o primeiro voto a gente nunca esquece. O fato de Ferraz ser a cidade com mais jovens no quadro eleitoral da região segundo o TSE me deixa imensamente satisfeito”, finaliza o político.

Secom/ Ferraz - 01/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV