Prefeitura de Ferraz remove carcaça de van abandonada
Prefeitura de Ferraz remove carcaça de van abandonada
Foto: Will de Oliver |
A Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA), vinculada à Secretaria de Segurança de Ferraz de Vasconcelos, recolheu na manhã desta quinta-feira (23 de outubro) a carcaça de um automóvel que estava abandonada no Jardim Ferrazense. A estrutura foi deixada há quase um mês na altura do número 376 da rua Dom João VI, segundo relato de alguns moradores do bairro que procuraram a administração municipal para a tomada de providências.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Cléverson Ramos, ficou à frente da operação, acompanhando dos homens da GCMA e de agentes do Departamento de Trânsito, um dos braços da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. Conforme explicou a autoridade, a ação foi realizada tendo como base a legislação vigente que prevê o recolhimento de qualquer automóvel que encontra-se em situação de abandono e que possa causar perigo, obstruir o trânsito e causar danos a propriedades públicas e privadas:
“Os veículos também não podem criar obstáculos aos motoristas. A lei municipal 2.300/98, artigo 23, é clara quando fala sobre a proibição do depósito de quaisquer materiais em vias públicas e logradouros, sob pena de apreensão, incluindo automóveis. O dono do veículo tem o prazo de cinco dias para o recolhimento. Se não o fizer, é aplicada multa ao indivíduo e, posteriormente, é feita a apreensão por parte das autoridades competentes”, completou o comandante.
Ramos explicou que o carro será encaminhado ao Pátio Municipal de Ferraz, localizado na avenida Tancredo de Almeida Neves, no Núcleo Itaim. O carro deverá permanecer no local até que o proprietário pague as multas e regularize a documentação do mesmo.
Foto: Will de Oliver |
Nilza de Souza, de 45 anos, reside na rua Dom João VI. A ferrazense acredita que o descarte inapropriado do veículo nas imediações pode causar a proliferação de pestes urbanas, como ratos e baratas. A dona de casa também lembra que o automóvel está enferrujado e “é um perigo”, já que fica exposto às crianças que passam ou brincam no local:
“Tenho um filho pequeno e estava com medo de deixá-lo brincar na rua, pois essa van foi abandonada aqui há três semanas atrás, ou seja, é muito tempo. Durante a noite, era mais perigoso passar por aqui, já que alguém poderia estar lá dentro, utilizando drogas, ou, até mesmo, esperando alguém passar para roubar”, contou, preocupada, a munícipe.
Segundo o prefeito de Ferraz, Acir Filló, a municipalidade continuará a tomar as devidas providências referentes a todos os veículos abandonados pelas ruas da cidade:
“É um risco para os ferrazenses um carro, como este, abandonado. Qualquer pessoa de má índole poderia ter utilizado esta van para a utilização de entorpecentes, ou, até mesmo, como esconderijo para praticar algum crime. Solicito a todos os moradores que encontrem um carro abandonado há mais de uma semana em qualquer via da cidade que entrem em contato conosco, para que possamos tomar as medidas necessárias”, detalha o chefe do Poder Executivo.
Secom/ Ferraz / 24/10/2014