Guarda Civil Municipal forma mais de 60 agentes em Ferraz

Guarda Civil Municipal forma mais de 60 agentes em Ferraz

Outros 21 guardas se formaram na escola de Bombeiros e prestarão serviços na brigada inaugurada este ano


GCM de Ferraz forma 64 agentes em curso de qualificação profissional
Foto: Will de Oliver


Um total de 61 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) concluiu, nesta sexta-feira (14 de novembro), o curso de extensão e de qualificação profissional oferecido pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança. A formação teve início no dia 3 de novembro (segunda-feira) e foi ministrada na base da corporação (rua Japão, 10, centro). Também hoje, 21 membros da GCM ferrazense se formaram pela Escola Superior de Bombeiros de Franco da Rocha. A tropa prestará serviços na brigada inaugurada na cidade em 2 de julho deste ano.

O curso de extensão e de qualificação foi dado aos agentes de Ferraz por dois GCMs de Paulínia, os bacharéis em Direito Mantovani Franco e Carlos Maria Martins. O conteúdo aplicado pelos instrutores teve com viés principal a função da guarda no contexto da Segurança Pública e sua importância para a sociedade, bem como atualizações do processo penal e de legislações pertinentes às atribuições da corporação.

As instruções tiveram como base a lei federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das GCMs de todo o País e que define o poder de polícia das instituições. De acordo com Mantovani Franco, a qualificação oferecida aos guardas de Ferraz teve como objetivo principal atualizar o efetivo no que diz respeito as suas atribuições, para que possam utilizar o conteúdo na rotina de trabalho:

Guarda Civil Municipal forma mais de 60 agentes em Ferraz
Foto: Cristina de Souza


“Hoje, a Constituição atribuiu como competência do município a Segurança Viária, ou seja, a GCM também passa a atuar como agente de trânsito. Com isso, a corporação pode colaborar, e muito, com o município, preservando os cidadãos e o patrimônio público, ao mesmo tempo em que mantém a ordem nas vias, garantindo, assim, uma mobilidade urbana eficaz”, explicou o especialista.

Segundo o comandante da GCM de Ferraz, Cleverson Ramos, a ação da corporação é preventiva e visa afiançar a segurança da população, com a utilização de procedimentos legais. Caso haja flagrante ou delitos, os agentes são credenciados a encaminhar a vítima ao plantão policial:

“Estas e outras questões foram repassadas aos nossos homens durante os dez dias de formação. Nossa intenção é promover uma formação continuada, para o bom desempenho em campo. Este tipo de curso oferece ao contingente conhecimento e respaldo jurídico. Além disso, toda reciclagem motiva a tropa. O importante é o agente, frente a qualquer tipo de intervenção na rua, ter mais certeza do que dúvidas na hora de agir”, argumenta Ramos.

Bombeiros

Na manhã desta sexta-feira, também foi realizada a formatura de 21 agentes da (GCM) de Ferraz na Escola Superior de Bombeiros de Franco da Rocha. A tropa será lotada na brigada inaugurada pelo prefeito Acir Filló em 2 de julho deste ano.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, da secretária municipal de Segurança, a coronel PM da Reserva Elizabete Soliman, do presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho, e do comandante da GCM local, Cleverson Ramos.

Secom/ Ferraz - 15/11/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV