Ferraz corta duas secretarias e demite 289 para economizar

Para economizar, prefeito corta duas secretarias e demite mais de 200 funcionários

Para economizar, prefeito corta duas secretarias e demite mais de 200 funcionários
Pastas de Agricultura e Abastecimento e de Segurança estão sendo extintas, para se tornarem departamentos vinculados a outras pastas; redução de gastos também resultou na devolução de prédios que a Prefeitura de Ferraz alugou para abrigar serviços, bem como na exoneração de 289 servidores / Foto: Veronica Ribeiro


O prefeito de Ferraz de Vasconcelos decidiu cortar duas secretarias municipais das 19 existentes. Agricultura e Abastecimento, e Segurança estão sendo anexadas a outras pastas. A medida visa à economia nos cofres públicos, para que o dinheiro seja empregado em mais obras e em serviços de Saúde, de Educação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. O gestor também exonerou mais de 200 funcionários e entregou vários prédios que a prefeitura alugou nos últimos anos para abrigar serviços. O objetivo é ampliar e inaugurar novos equipamentos públicos na cidade e melhorar as políticas públicas já existentes.

Para a extinção das secretarias, Filló diz que teve de “sacrificar” dois amigos pessoais, “cortar na carne”, como gosta de frisar. Segundo o político, a coronel da Reserva da PM Elizabete Soliman, que era titular da pasta de Segurança, e Vagner Vallet Ninck, que comandava a Agricultura, já foram, inclusive, desligados. Ninck, no entanto, continua como coordenador do Departamento de Agricultura e Abastecimento, que, agora, é vinculado à Secretaria Municipal de Obras. Enquanto isso, Segurança passará a integrar a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, como era na formação original, antes dos desmembramentos das pastas:

“Não posso deixar de destacar o profissionalismo e a vontade de trabalhar desses dois. Vagner e Soliman são meus amigos pessoais e, esta condição, me fez tomar a decisão de corte com muito cuidado e tristeza. Conversei com eles e expliquei o motivo. Infelizmente, faltam recursos para Ferraz. Não temos verba, passamos por dificuldades infindáveis. Falta dinheiro para investir em várias frentes. Então, não há como a prefeitura manter 19 secretarias. Os serviços, no entanto, não serão prejudicados. Estamos trabalhando para que as fusões sejam feitas sem problemas e interrupções”, complementa o prefeito.

O contingenciamento de gastos também fez com que Filló determinasse o enxugamento da máquina. O corte gerou a exoneração de 289 funcionários e, consequentemente, a reestruturação administrativa de pastas e de departamentos, indo ao encontro do que determina a lei de responsabilidade fiscal. Com essa providência, o prefeito de Ferraz chegou a 5% de redução na folha de pagamento, que, em dezembro de 2014, chegou a R$ 6,4 milhões.

Outra medida adotada pelo gestor resultou na devolução de quatro imóveis que o Poder Executivo alugou para abrigar serviços e secretarias municipais. Entre janeiro e fevereiro de 2015, Filló providenciou a entrega de quatro endereços, entre eles está uma residência destinada ao programa Mais Médicos (R$ 1,5 mil); a Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (R$ 8 mil), onde também funcionavam a pasta de Serviços Urbanos, o Serviço de Alistamento Militar, o Banco do Povo Paulista, o Acessa São Paulo e o Posto Avançado do Sebrae-SP; a Secretaria de Habitação (R$ 4 mil); e o Juizado de Pequenas Causas (R$ 10 mil):

“Vale lembrar, entretanto, que os serviços não foram prejudicados, já que foram transferidos para o Palácio da Uva Itália (rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis), de forma imediata. Tudo foi feito, também, dentro da legalidade e com responsabilidade, com direito ao levantamento dos contratos de locação e suas respectivas rescisões. É possível que, dentro das próximas semanas, a administração devolva mais um imóvel”, finaliza Filló.

Publicado em 07/03/15
Fonte: Secom/ Ferraz

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