Prefeito de Suzano apresenta 50 novos ônibus para o transporte público

Região: 

O prefeito Marcelo Candido apresentou oficialmente nesta sexta (17/8), no Largo da Feira, os 50 novos ônibus e uma van adaptada para o serviço porta a porta que comporão a frota da Radial Transportes Coletivos Ltda., empresa contratada emergencialmente para o transporte coletivo municipal. Com o incremento, o número de ônibus no sistema passa para 100, sendo 67 deles com acessibilidade para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. O investimento da empresa foi de R$ 12 milhões, com financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

“Com esta nova frota, reafirmamos o compromisso em oferecer um serviço de qualidade. Somente neste ato, são 50 ônibus zero quilômetro. Com o contrato antigo, a empresa (Visul) operava com 56 ônibus velhos”, comparou o prefeito.

Ele lembrou “reportagens” recentes que mostravam as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos devido ao serviço precário prestado pela antiga empresa (que disponibilizava apenas uma van para atendimento, e quase nunca de forma satisfatória). “Infelizmente, há veículos de comunicação que fazem humor com o sofrimento das pessoas, mas não mostram soluções importantes como a apresentada aqui.”

“Estou em Suzano há 34 anos e é a primeira vez que vejo ônibus novos para atender à população”, disse a secretária municipal de Transportes, Sistema Viário, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lúcia Montibeller.

Além dos 67 ônibus adaptados, a van do serviço porta a porta é para atendimento de pessoas em situações mais graves de mobilidade reduzida. “É um serviço agendado para usuários cadastrados”, explicou Candido. Atualmente, são 22 passageiros nessas condições. O veículo, também zero quilômetro, tem espaço para transportar até três cadeirantes ao mesmo tempo.

A administração municipal firmou em abril o contrato emergencial com Radial, pelo período de 180 dias. Inicialmente, a empresa havia disponibilizado uma frota de 80 ônibus, sendo 17 com acessibilidade. O edital de abertura da licitação para concessão da operação do transporte deve ser publicado nos próximos dias.

“Há quem pergunte por que a licitação ocorre somente agora, num ano eleitoral, e compara com o que ocorreu em 2004, também um ano eleitoral. Mas o que houve em 2004 fui uma concorrência açodada (apressada) para garantir a continuidade de uma empresa (Viação Suzano)”, disse o prefeito. “A Constituição Federal já obrigava a realização de licitação para a prestação de serviço público, o que comprova que o processo de 2004 foi político”, completou.

Candido se referia à concorrência feita pelo prefeito anterior e que resultou na escolha da Viação Suzano Ltda. (Visul), que já operava de forma precária. Mas em decisão unânime, em março deste ano, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) declarou nulos o processo licitatório e o respectivo contrato de concessão, celebrado em 27 dezembro de 2004. “Somente a partir dessa decisão do TJ é que pudemos melhorar o serviço”, explica o atual prefeito.

O representante do Conselho Municipal de Transportes, José Aparecido Manobra, o Manobrinha, afirmou que a atitude da Prefeitura foi corajosa ao decidir mudar um sistema de transporte que vigorava havia décadas. “O prefeito Marcelo Candido agiu de forma corajosa, democrática, e correta do ponto de vista jurídico, pois esperou que a Justiça decidisse. Este é o resultado de um governo que administra com o povo, que ouve as pessoas.”

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Mogi das Cruzes, Suzano e Região, Félix Serrano de Barros, destacou os benefícios para os trabalhadores do setor, como a garantia de emprego e o pagamento dos vales-compras em dia. “Com a empresa antiga (Visul), muitos companheiros tiveram de dar entrada no INSS com problemas psicológicos e de coluna, porque os ônibus em que trabalhavam não ofereciam nenhuma qualidade”, disse.

“O prefeito Marcelo Candido honrou seu compromisso com o sindicato, e hoje temos mais de 300 trabalhadores com seus empregos. Falar é fácil, difícil é fazer. Mas o prefeito fez”, concluiu Félix.

A proposta de um novo serviço de transporte público coletivo (com a licitação) foi apresentada no mês passado em audiência pública. O sistema prevê 120 ônibus, bilhetagem eletrônica e integração com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre outros benefícios.

“Foi-se o tempo em que o transporte coletivo em Suzano tinha um sócio oculto, em que a administração municipal funcionava como uma extensão financeira de uma família”, finalizou Candido.

(Foto: Wanderley Costa)

Fonte: Secom Suzano - 18/08/2012

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV