Programa Bem Estar mostra o Brasil Sorridente em Suzano nesta quinta (30/8)
Região:
Um exemplo das mudanças em execução na rede de saúde do município de Suzano será mostrado para todo o país nesta quinta-feira (30/8), no programa “Bem Estar”, da Rede Globo de Televisão, a partir das 10h. O programa, que trata de assuntos como saúde, bem-estar e alimentação, abordará os aparelhos corretivos para melhorar a saúde bucal e geral das pessoas.Suzano foi escolhida pela produção do programa global por ser uma das cidades brasileiras onde os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) já estão em pleno funcionamento. Trata-se de uma inovação do Programa Brasil Sorridente, garantida pelo Sistema Único de Saúde, que garante implantes, prótese dentária e aparelho ortodôntico gratuitamente. O programa, lançado em outubro de 2011 para todo o Brasil, foi feita pelo ministro Alexandre Padilha no município.
Para mostrar como vem sendo executado, a produção do Bem Estar visitou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Suzano, na semana passada, e conversou com Ana Júlia de Freitas (11 anos de idade e moradora do distrito do Boa Vista), e Leonardo Luís Barreto (12 anos de idade e morador do Centro). Além de entrevistá-los, o repórter Filippo Mancuso também acompanhou a colocação do aparelho corretivo em Ana Júlia, encaminhada pelo dentista da UBS Boa Vista ao CEO, em razão de problemas de mordida cruzada. A equipe também verificou a evolução do caso de Leonardo, que está utilizando o aparelho ortodôntico desde fevereiro pela dificuldade que tinha de mastigação e com a aparência, causados pela mordida aberta.
O Bem-Estar ouviu ainda o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Suzano, José Carlos Alves, e o ortodontista da rede pública, Silvio Barbosa, sobre a importância do tratamento ortodôntico para melhorar a condição de saúde geral de uma pessoa, o fluxo do atendimento no município e acompanhou os primeiros efeitos no sorriso de Ana Júlia, após a colocação do aparelho.
A piauiense Albertina Freitas (mãe de Ana Júlia) e a paulista Silvana Barreto (mãe de Leonardo), que acompanharam a gravação, também compartilharam com o repórter suas impressões sobre a assistência ortodôntica que vem sendo oferecida pelo município.
Desde outubro do ano passado, Suzano vem organizando os serviços de ortodontia (aparelho), implantodontia (implantes dentários) e prótese dentária. O atendimento inicial parte unidade básica de saúde e de saúde da família para avaliar as necessidades e serviços de referência. Quando é preciso um implante, o usuário é encaminhado para o CEO, assim como o tratamento de ortodontia, já a oferta de prótese dentária será descentralizado e deverá ocorrer, a partir deste semestre, em pelo menos uma UBS ou USF de cada distrito da cidade.
Até este momento, cerca de 100 jovens estão em processo de tratamento ortodôntico, que inclui exames, laudo e indicação para aparelho.
Fonte: Secom Suzano - 30/08/2012