Ferraz, Poá e Itaquá estão sem radares de trânsito

Trânsito: 

Os municípios de Ferraz, Poá e Itaquá estão operando sem radar. De acordo com o Secretário de Governo de Ferraz, Miguel Calderaro, a prefeitura ainda não contratou uma nova empresa para cuidar do serviço na cidade que antes era feito pela DCT Tecnologia e Serviços, que após o término do contrato com a prefeitura, não quis fazer uma renovação e retirou todos os equipamentos que antes ficavam instalados em oito pontos espalhados pela cidade.

Em Itaquá a situação é parecida. O Secretário de Transportes Wander Rodrigues explicou que o contrato com a empresa que antes cuidava dos radares também expirou, e somente na próxima administração, no ano que vem, um novo edital será feito para a contratação de outra companhia que ficará responsável em instalar e cuidar dos equipamentos. De acordo com o secretário, a previsão é de que 12 equipamentos sejam instalados na cidade.


Recomendações
O especialista em trânsito, Nabuo Aoki Xiol, explicou sobre a importância dos equipamentos para a fiscalização das leis de trânsito e recomendou para as administrações municipais realizarem estudos técnicos antes de reinstalar novos equipamentos nas cidades. "Os radares cumprem o seu papel quando colocados em locais adequados. Mas antes de instalar, é necessário realizar estudos, por que em alguns pontos como, por exemplo, em estradas, avenidas ou ruas, onde os radares que são colocados em locais com pouco acesso de pedestres e a velocidade permitida por eles é muito baixa, no fim acabam servindo apenas de "pegadinha" para os motoristas, e não como um instrumento feito para diminuir o número de infrações. Os estudos precisam ser feitos respeitando a questão geométrica dos pontos onde os equipamentos serão colocados ", explica.

Caio Bezerra

Itaquá: Com mais de 400 mil habitantes, cidade não possui radares
 para evitar acidentes / Foto:  Daniel Carvalho

Fonte: Diário do Alto Tietê - 21/09/2012


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV