'PERIGO' Quarto óbito por Gripe A no Estado é registrado em Ferraz

Vítima faleceu na segunda-feira no Hospital Regional ; laudo divulgado ontem confirma o motivo da morte

Ferraz de Vasconcelos registrou, na tarde de ontem, a primeira morte de uma pessoa causada pela Influenza A (H1N1), caracterizada pela Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é o tipo mais graves da doença. A confirmação veio após um exame laboratorial realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
A vítima, que faleceu na segunda-feira, é a jornalista Daniela Foiadelli, de 36 anos, internada desde a semana passada no Hospital Regional, Doutor Osíris Florindo Coelho. Com a morte dela, o Estado soma quatro casos de morte em decorrência deste vírus. Os outros óbitos ocorreram na capital paulista, Catanduva e São José do Rio Preto.

O primeiro caso registrado no Alto Tietê deixou as autoridades de Ferraz em alerta e colocou uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde para dar assistência à família da vítima, vizinhos, amigos e demais pessoas que tiveram contato com a mesma nos últimos dias.

Em nota, a prefeitura explica que essas pessoas tomarão a vacina. "Com a confirmação do caso, a municipalidade, de pronto, já tomou as providências que lhe cabia. Todos serão imunizados contra a gripe e receberão demais orientações quanto à prevenção à enfermidade".

Segundo o departamento de Imprensa da Secretaria do Estado da Saúde, até o momento, foram notificados 18 casos da gripe Influenza A em todo o território paulista e outros 18 da chamada gripe Influenza Sazonal, a mais corriqueira do vírus. Todas as mortes estão relacionadas à gripe A.

Vacina
Desde o dia 15 deste mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de outros locais de grande circulação, estão imunizando as pessoas que estão no grupo de risco, como idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que tenham dado à luz após 45 dias, crianças de 6 meses até 2 anos de idade, profissionais da área da saúde, além de indígenas e presos. A campanha segue até o dia 26 de abril.

Em 2009, período em que houve a pandemia da doença, o Estado de São Paulo registrou aproximadamente 12 mil casos confirmados e quase 600 óbitos.

Fábio Miranda
Da Redação

Mulher estava internada no Hospital Regional de Ferraz desde a
 semana passada, com pneumonia / Foto: Daniel Carvalho

Fonte: Diário do Alto Tietê - 19/04/2013


Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV