Enfermeiros de Ferraz passam por capacitação

Coordenado pelo Departamento de Vigilância e Saúde, encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; um total de 35 profissionais que atuam na rede básica ferrazense participaram da atividade, que abordou Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

Um total de 35 enfermeiros da rede básica de Saúde de Ferraz de Vasconcelos participou na manhã desta quinta-feira (27 de junho) de uma capacitação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Coordenado pelo Departamento de Vigilância e Saúde, o encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (avenida Santos Dumont, 1.646, Tanquinho).

O evento, que teve início as 8h30, chegou ao fim às 15 horas. Os trabalhos foram coordenados pelo médico infectologista Samir Abdul Fattah. Na oportunidade, o especialista falou aos enfermeiros de Ferraz sobre as doenças contraídas por meio de relação sexual feita sem proteção e suas consequências. O principal objetivo da palestra foi capacitar os profissionais da Saúde para que possam atender com mais qualidade os pacientes que procuram pela rede básica de Saúde.

Tendo como apoio fotos e slides, o médico também abordou formas de tratamento deste tipo de enfermidade, medicação sugerida para cada caso, como identificar cada DST e as variações da enfermidades em decorrência à contaminação, desde as formas mais brandas até as mais violentas.

O encontro também serviu para que os funcionários da secretaria comandada por Juracy Ferreira da Silva pudessem discutir procedimentos quanto ao protocolo de atendimento na rede, visando à padronização das atividades que são desenvolvidas pela pasta, independentemente do diagnóstico. Essa padronização levará em consideração todas as fases de contato da municipalidade com aquele que procura a rede básica de Saúde, incluindo agendamento e consulta. O processo também pretende contemplar a organização de dados do paciente.

“Tudo que se refere a conhecimento e a aprendizado é importante na vida de um profissional. A Saúde de Ferraz procura, sempre, capacitar seus funcionários, pois sabemos do dinamismo que a prática médica, de uma forma geral, necessita. Isso é preocupação, não apenas com o profissional, mas, principalmente, com quem é atendido, ou seja, a população”, reitera Silva.

O prefeito de Ferraz, Acir Filló, também comentou sobre a iniciativa da prefeitura em capacitar seus enfermeiros quanto às DSTs:

“Apoiamos todas as ações que objetivam o conhecimento, a formação e o aprimoramento profissional. Buscamos, sempre, prestar o melhor serviço ao ferrazense. Assim, é importante que nossos profissionais, que são muito bons, possam edificar seus currículos e, consequentemente, atender melhor o paciente que depende do serviço público de Saúde”, elogiou o prefeito.

Fonte: Secom/ Ferraz - 27/06/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV