Educadores de Ferraz participam de formação em São Paulo

Ao todo, 30 gestores lotados na rede municipal de ensino estarão a partir desta quinta-feira (4 de julho) em curso sobre “Gestão para a Aprendizagem”; aulas serão ministradas gratuitamente pela Fundação Lemann

Por meio de um convite feito pela Fundação Lemann, 30 educadores da rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos participarão do curso “Gestão para a Aprendizagem”, que terá início amanhã (4 de julho), na capital. Os professores da cidade vão representar as 15 escolas que foram selecionadas pela própria fundação para aderirem ao programa. Ao todo, 80 instituições de ensino do Estado de São Paulo participarão da capacitação, que será ministrada gratuitamente.

O curso será desenvolvido de forma presencial e à distância, entre julho e dezembro de 2013. A carga horária total será de 102 horas. De acordo com a secretária de Educação de Ferraz, Maria Aparecida Cervan Vidal, a Fundação Lemann convidou todos os municípios do estado para aderirem à formação.

Mediante a possibilidade, a gestora se reuniu com representantes da entidade e fez um breve relato sobre a situação educacional do município, com a intenção de aderir ao programa e, ao mesmo tempo, conceder oportunidade ao educador ferrazense de se aperfeiçoar e edificar ainda mais seu currículo:

“Mostramos total interesse em estar ganhando esta formação, pois Ferraz ainda enfrenta dificuldades financeiras. Durante as tratativas, também falamos sobre o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que, nos últimos anos, ficou abaixo do previsto. Precisamos melhorar isso, substancialmente. Assim, todo tipo de formação é bem-vinda”, explica Cervan.

No geral, 15 instituições de ensino de Ferraz foram selecionadas para participarem do curso. São elas, Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) “Abílio Secundino Leite”, “Prefeito Ângela Castello”, “Antônio Bernardino Corrêa”, “Halim Abissamra”, “Doutor Joracy Cruz”, “Maurice Bou Assi”, “Professor Ruy Coelho” e “Sara Tineue” e Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental (Emeifs) “Nurimar Martins Hiar”, “Antônio Schiavinati”, “Manoel Gomes dos Santos”, “Maria da Glória Dias Horvath”, “Silvino Antunes de Souza”, “Sylvia da Silveira de Martini” e “Tom Jobim”.

Cada uma dessas unidades será representada por dois gestores (um diretor e um coordenador), totalizando, assim, a adesão de 30 educadores de Ferraz na capacitação. Cervan deixa claro que o Poder Executivo arcará apenas com as despesas de locomoção dos gestores. Os demais gastos ficarão a cargo, integralmente, da Fundação Lemann, e dos participantes.

O formato presencial do curso culminará em 12 horas de formação, que será ministrada em dois endereços da capital. Amanhã, dia do lançamento, quatro horas de aula acontecerão no Hotel Caesar Business (rua das Olimpíadas, 205, Vila Olímpia). Já na sexta-feira (5 de julho), oito horas de curso serão abrigadas na Faculdade Insper (rua Quatá, 300, Vila Olímpia). Já os módulos à distância ocorrerão a partir de meados de julho, com fim previsto para dezembro de 2013, totalizando uma carga de 102 horas.

Segundo Cervan, o curso vai possibilitar que o gestor de Ferraz alie teoria e prática e aprenda a construir, com mais incisão, um planejamento estratégico que vise à melhoria do desempenho dos alunos:

“Nossa expectativa é que, com o auxílio desta formação, nossos gestores empreendam trabalhos que resultem num nível de ensino melhor e na identificação dos problemas de aprendizagem que existem nas escolas. Quando o gestor monta esse plano, ele prevê as deficiências que existem, analisa o desenvolvimento e o desempenho de ações e quais poderão ser implementadas. Ou seja, ele trabalha dados de aprendizado, de evasão, resultados e os problemas da comunidade”, detalha.

Para o prefeito Acir Filló, o fato de o município participar do curso capitaneado pela Fundação Lemann é de grande importância, sobretudo pelo fato de, entre as 80 vagas disponíveis para todas as escolas do Estado de São Paulo, 15 foram destinadas para Ferraz:

“Isto demonstra o interesse de nossos gestores educacionais e o quanto estão motivados para desenvolver novas ações em sala de aula. Quanto mais trabalhamos a formação do profissional da Educação, mais ele se interessa pelo trabalho, busca conhecimento e se compromete com a formação de nossos alunos”, finaliza.

Secom/ Ferraz - 03/07/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV