Escola municipal de Suzano abre as portas para mostrar ações do projeto “Boa Energia”
Escola municipal de Suzano abre as portas para mostrar ações do projeto “Boa Energia”
A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Professora Mércia Amaral Andrade de Brito, no Parque Residencial Casa Branca, abriu suas portas na manhã de hoje (30) para receber pais e comunidade. Os visitantes puderam apreciar um pouquinho do projeto “Boa Energia nas Escolas”, desenvolvido pela EDP Bandeirante em parceria com a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação.Foto: Paulino Fernandes |
Música, dança e muita animação marcaram a festividade. As crianças mostraram tudo que absorveram durante os primeiro seis meses de projeto, que será permanente. Aliás, o representante da Bandeirante, professor Valter Ebram, explicou que essa ação vai muito além do ambiente escolar. Segundo ele, os estudantes repassam aos familiares todas as lições de combate ao desperdício de energia.
“Os pequenos são os grandes multiplicadores do projeto. Eles aprendem na escola e levam todo o conhecimento aos seus pais. Se tornam verdadeiros fiscais em favor do meio ambiente”, afirmou.
Aliás, um dos pontos mais importantes do “Boa Energia” é justamente a interação com as famílias dos alunos. Todos os meses as crianças levam uma cópia da conta de energia para os professores, que acompanham o consumo da casa. Essa é apenas uma das ações desenvolvidas dentro do projeto, e os números comprovam que as lições têm ajudado a mudar hábitos.
De acordo com a coordenadora educacional da unidade escolar, Elenice Benedita Lima Carvalho, alguns estudantes conseguiram reduzir até 52,38 % do consumo. A escola também entrou no “monitoramento” e a economia foi de 26,34%, mais da metade da meta estabelecida pelo projeto, que é de 11%. Com índices tão animadores, a escola decidiu premiar os alunos que mais economizaram. Hoje, um estudante da manhã e outro da tarde ganharam chuveiro, lâmpada e filtro de linha.
“O principal objetivo desse evento é mostrar aos pais o quanto eles contribuíram para o sucesso do projeto. É praticamente uma prestação de contas à comunidade”, resumiu Elenice.
Projeto
Há 13 anos, a EDP Bandeirante trabalha com o “Boa Energia nas Escolas” nos municípios em que presta serviço. Atualmente, 17 escolas de Suzano desenvolvem o projeto, que capacita professores e ainda oferece todo o material didático (livros, filmes e jogos).
A capacitação acontece sempre no início do ano (entre março e abril). Depois, os professores (que agora são multiplicadores) começam a inserir o tema nas salas de aula por meio de produção de músicas, desenhos, trabalhos manuais (como a confecção de imãs de geladeira com dicas de combate ao desperdício de energia), entre outros. E, no caso da Emeif Mércia Amaral Andrade de Brito, todas as sextas-feiras uma das salas apresenta alguma atividade para o restante da escola.
Logo no começo das aulas, os pais também recebem algumas informações sobre projeto e ficam cientes da entrega mensal da conta de energia para acompanhamento de consumo. Valter confessou que fica emocionado com o sucesso do projeto na cidade. Segundo ele, a dedicação dos professores e alunos é impressionante.
“Suzano me surpreendeu positivamente. Se mostrou um exemplo de cidade consciente e acolhedora. O melhor é que essas crianças poderão levar o projeto para o resto da vida. Isso é muito gratificante”, afirmou.
Mais atividades
No dia 18 de novembro, a Secretaria de Educação realizará evento com as 17 unidades envolvidas no “Boa Energia”. Além disso, o caminhão do projeto (Unidade Móvel de Ensino) estará na cidade entre os dias 11 de novembro e 6 de dezembro para visitação.
Fonte: Prefeitura Municipal de Suzano - 30/09/2013