Caminhada de Incentivo à Prevenção do Câncer de Mama acontece sábado em Ferraz

Caminhada de Incentivo à Prevenção do Câncer de Mama acontece sábado em Ferraz de Vasconcelos

Iniciativa está sendo coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; concentração acontece às 9 horas, no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/nº, centro)



Com o intuito de conscientizar e chamar a atenção das mulheres ferrazenses para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está promovendo uma série de ações relacionadas ao Outubro Rosa. Dentre elas, está a “Caminhada de Incentivo à Prevenção do Câncer de Mama”, que está sendo coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação acontece neste sábado (26 de outubro), com concentração às 9 horas, no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/nº).

Do centro da cidade, os participantes seguirão até o Parque Nosso Recanto, no Jardim Pérola. A adesão é gratuita. Pede-se, apenas, que quem aderir à atividade vista uma peça de roupa na cor rosa. Qualquer pessoa, tanto homens quanto mulheres, podem participar da caminhada, basta chegar ao local da concentração e seguir a passeata.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, o percurso, que terá concentração na praça dos Trabalhadores, vai passar pela avenida Brasil, pelo viaduto Ayrton Senna e pela rua Godofredo Osório Novaes, até chegar ao Nosso Recanto. No local, os participantes contarão com aferição da pressão arterial e testes de glicemia, gratuitamente. Todos os adeptos ganharão, ainda, um laço cor de rosa em referência à campanha.

Na oportunidade, a nutricionista Kelly Dávila e a fisioterapeuta Daniela Gonçalves Calantone vão ministrar as palestras “Alimentação Saudável e Dieta” e “Prevenção sobre Câncer de Mama”, respectivamente. A ação acontece até o meio-dia.

De acordo com o secretário de Saúde, o médico Luiz Antonio do Nascimento, a intenção da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e a realização da mamografia e do papanicolau:

“Esta ação é muito importante no processo de conscientização sobre o câncer de mama, doença, que, infelizmente, ainda vitima mulheres no mundo todo. A adesão de Ferraz nesta causa é muito importante. Tenho certeza que a Secretaria de Saúde em parceria com o Fundo Social está fazendo sua parte, sobretudo quanto à possibilidade de levar ao público feminino esclarecimento, de fato”, enfatiza.

Ainda no sábado (26 de outubro), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Castelo, Bela Vista e Margarida abrirão, excepcionalmente, para atendimento exclusivo ao público feminino. Entre as ações clínicas previstas no dia, entre 8 horas e meio-dia, está a coleta para exame de papanicolau, orientação sobre autoexame de mama e teste rápido de HIV. A agenda também prevê atualização da caderneta de vacinação, sobretudo quanto à imunização antitetânica, contra a hepatite B, o sarampo, a catapora e a rubéola. Todos os trabalhos não geram ônus à população.

O Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism), que funciona no número 1.254 da avenida Governador Jânio Quadros, no Parque São Francisco, e a UBS Vila São Paulo (avenida Vinícius de Moraes, 386, Vila São Paulo) vão funcionar no dia até às 17 horas para a realização de mamografias, conforme demanda gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A programação da campanha também prevê atividade especial nesta sexta-feira (25 de outubro). O Ginásio Municipal “Professor Adão Dias dos Santos” (estrada do Bandeirante, 196, Jardim Bandeirantes) vai abrigar palestras explicativas sobre o autoexame de mama, que deve ser feito, ao menos, uma vez ao mês pela mulher, e atividades físicas.

Na oportunidade, a educadora física Sandra Petegrosso Soares vai ministrar aulas de ginástica e de dança e alongamento. De acordo com a especialista, a ação visa, principalmente, devolver a autoestima, a força, o equilíbrio e a qualidade de vida às participantes.

Secom/ Ferraz - 24/10/2013
Foto: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV