Alimentação escolar comemora melhorias e traça metas para 2014 em Suzano
Alimentação escolar comemora melhorias e traça metas para 2014 em Suzano
O fim do ano letivo se aproxima e o Setor de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação, já contabiliza bons resultados. O departamento introduziu diversos alimentos que antes não eram oferecidos e comemora a aceitação do cardápio nas escolas municipais e estaduais. A meta para 2014 é diversificar ainda mais a lista de alimentos e servir itens cada vez mais ricos nutricionalmente.![]() |
Foto: Divulgação |
Clara Shiguemi, Suzuki Kucioyada e Regiane Aparecida de Araújo Sprangoski, nutricionistas do setor, contaram que, neste ano, a alimentação escolar ganhou itens como peixe (merluza e cação), suco natural, bolinhos e sucos individuais, barras de cereal, além de hortaliças e frutas.
“Ficamos felizes com a aceitação do cardápio, principalmente do peixe. Também temos que destacar que as carnes fornecidas aqui são ‘in natura’, ao contrário de outros municípios que fornecem esses alimentos enlatados”, afirmou Regiane. Os temperos (alho, cebola, cebolinha e salsa) utilizados nas unidades escolares também são naturais. Além disso, as cozinheiras foram orientadas a reduzir o uso de sal, açúcar e óleo no preparo dos alimentos.
“Alimentação adequada melhora o aproveitamento escolar e contribui para o desenvolvimento e saúde dos alunos. Por isso, também estamos introduzindo arroz integral e outras leguminosas (lentilha, por exemplo), que são nutricionalmente ricas”, frisou Clara.
Para o próximo ano, o objetivo é diversificar ainda mais o cardápio com feijão preto e branco; introduzir aveia (especialmente nas creches), cereais matinais, geleia, gelatina, iogurte e azeite de oliva para o tempero das saladas. “Já estamos estudando a possibilidade de complementar a alimentação dos alunos com esses itens”, informaram.
A implantação do “Cardápio Fixo” é outra proposta que está em fase de estudo. Segundo as nutricionistas, esse menu funcionaria da seguinte forma: o setor de alimentação vai elaborar cardápio para três meses, sendo que cada mês representa um ciclo; ao final do terceiro ciclo, o processo se repete. “O Cardápio Fixo facilitaria o planejamento e evitaria possíveis desperdícios”, explicou Regiane.
Dieta especial
Também faz parte das atividades do Setor de Alimentação, o desenvolvimento de cardápio para os alunos com necessidades especiais. De acordo com as nutricionistas, até o último mês, 105 alunos com intolerância ao leite de vaca, diabetes, hipertensão arterial e outras alergias alimentares foram atendidos.
Nesses casos, pais e estudantes passam por entrevista com uma das nutricionistas, que adapta a dieta conforme a necessidade. Os responsáveis também recebem orientação sobre cuidados com alimentação em casa.
“Temos a preocupação de estabelecer dieta adequada na escola e recomendar aos pais o mesmo cuidado em casa. Quando se trata de saúde, o trabalho precisa ser conjunto”, concluiu Clara.
Tipos de cardápio
Escolas municipais – Ensino Fundamental
Os alunos recebem duas refeições diárias: café da manhã, mais a refeição principal.
Escolas estaduais (EJA e Pró-Jovem)
Os estudantes recebem a refeição principal e, em alguns casos (principalmente nas unidades escolares mais afastadas), o Estado pede para servir também o café da manhã.
Creches (período integral)
Nas creches, as crianças recebem cinco refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
O Setor de Alimentação Escolar atende também a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano. Eles recebem a mesma alimentação das creches.
Números
De acordo com o Setor de Alimentação Escolar, do início de 2013 até o final de dezembro, serão fornecidas mais de 13 milhões de refeições. Atualmente, são atendidos aproximadamente 70 mil alunos por dia.
Fonte: Prefeitura de Suzano - 12/11/2013