Prefeito participa de formatura dos alunos do Proerd de Ferraz
Prefeito participa de formatura dos alunos do Proerd de Ferraz
Ministrado pela 3ª Companhia do 32º Batalhão da Polícia Militar, curso instrui jovens sobre os males causados pelas drogas; cerimônias foram realizadas pela manhã e no período da tarde, no Montreal Eventos, e reuniram pouco mais de 3 mil pessoasO prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, participou, nesta quinta-feira (21 de novembro), das duas formaturas dos alunos do 5º ano das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade que concluíram o Programa Educacional de Prevenção e Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O curso é ministrado na cidade por instrutores da 3ª Companhia do 32º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo. As cerimônias foram realizadas pela manhã e no período da tarde, no Montreal Eventos, e reuniram pouco mais de 3 mil pessoas.
No período da manhã, receberam os certificados de conclusão os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Abílio Secundino Leite”, da Emef “Maurice Bou Assi”, da Escola Estadual “Justino Rangel” e da Escola Integral de Formação Pedagógica (Ediforp) I. À tarde, foi a vez dos estudantes da Emef “Sara Tineue”, da Emef “Myrian Penteado Alckmin” e da Ediforp II.
Além dos estudantes ferrazenses, marcaram presença nas cerimônias pais e amigos de alunos, profissionais da Educação e autoridades locais. A programação abarcou a animação com palhaços e a apresentação do canil da Polícia Militar.
Segundo um dos instrutores do curso, o cabo PM Siqueira, somente em 2013, mais de 4 mil alunos de Ferraz passaram pelo Proerd, que tem duração de 200 horas:
“Todos os alunos são preparados para evitar, de todas as formas, o contato com as drogas. Assim, os jovens são conscientizados sobre os males causados pelo uso de entorpecentes. Ao mesmo tempo, as crianças têm sua autoestima elevada e podem levar o que aprenderam para suas respectivas famílias e aos amigos”, salientou o policial, que é responsável pelo Proerd em Ferraz ao lado dos soldados PMs Willians e Júnior.
“Trata-se de um trabalho excelente desenvolvido pela Polícia Militar e que conscientiza as crianças sobre o mal causado por entorpecentes. É necessário, entretanto, que haja a contrapartida dos pais em casa, por meio de muito diálogo. É preciso conversar com os filhos e explicar a eles o que as drogas podem fazer com a vida de uma pessoa. Isso é importante, estamos lidando, afinal, com futuros jovens e adultos”, alertou o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Kelly Cristina Camila Olivetti, de 10 anos, estudante do 5º ano da Emef “Abílio Secundino Leite”, do Jardim Anchieta, recebeu seu diploma e comentou a importância de ter participado do Proerd:
“Aprendi, durante as aulas, que as drogas prejudicam nossa vida, no presente e no futuro. Além disso, fazem muito mal à saúde e podem nos levar à morte. Aprendemos a ponderar nossas escolhas e a sempre optarmos pelo caminho do bem e da saúde, física e mental”, declarou a aluna.
Além de Filló, prestigiaram as formaturas o vice-prefeito de Ferraz e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto, a secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, e a adjunta da pasta, Marlene Drulis.
Secom/ Ferraz - 22/11/2013
Fotos: Will de Oliver