Prefeitura de Ferraz e Comsea vão intensificar fiscalização da merenda escolar
Prefeitura de Ferraz e Comsea vão intensificar fiscalização da merenda escolar
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio de representantes das Secretarias de Educação, de Agricultura e Abastecimento, e de Saúde, se reuniu com membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), na manhã de ontem (22 de janeiro), para estabelecer planos e metas de fiscalização dos alimentos servidos aos alunos da rede municipal e estadual da cidade. O objetivo da ação é obter um melhor controle alimentar sobre o que é oferecido nas unidades escolares, bem como incrementar o cardápio e assegurar a qualidade e a quantidade do que é colocado no prato dos educandos ferrazenses.![]() |
Prefeitura de Ferraz e Comsea vão intensificar fiscalização da merenda escolar / Foto: Wil de Oliver |
Participaram do encontro abrigado na Secretaria Municipal de Educação, na Vila Romanópolis, o secretário de Agricultura e Abastecimento de Ferraz, Vagner Vallet Ninck, a secretária-adjunta de Educação, Marlene Drulis de Oliveira, e o presidente do Comsea, Ronaldo Resende, além de membros do órgão e representantes da sociedade civil.
De acordo com Marlene, os trabalhos tiveram como principal viés definir as atribuições do conselho e da municipalidade quanto à merenda escolar e estabelecer ações e estratégias no que reside a fiscalização da alimentação servida aos alunos de Ferraz, entre os que estudam em 25 creches, 28 escolas municipais, 17 unidades da rede estadual, bem como nos Centros da Juventude, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e nos Ediforps (Educação Integral e Formação Pedagógica):
“É muito importante essa inspeção. O intuito é sempre aprimorar a qualidade do alimento ofertado aos estudantes. Dentro das escolas, o Comsea tem a função de observar possíveis irregularidades, fazer os apontamentos necessários para a resolução de deficiências e, consecutivamente, criar ações para melhorar a qualidade do que é servido. A previsão é que os trabalhos tenham início na próxima semana. Ainda estamos acertando alguns detalhes”, explica a adjunta de Educação.
Sediado no Centro de Educação e Cidadania (CIC) de Ferraz (rua Américo Trufeli, 60, Parque São Francisco), o Comsea é paritário. Atualmente, participam do órgão 14 membros. Essa equipe é responsável por promover políticas de produção, de distribuição de alimentos, e de educação nutricional e alimentar voltadas à qualidade do que é colocado, diariamente, no prato dos estudantes do município, conforme esclarece o presidente da entidade:
“A segurança alimentar e nutricional consiste no direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidades suficientes. A base de nosso trabalho são práticas alimentares saudáveis, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”, complementa Resende.
Secom/Ferraz - 24/01/2014