Prefeitura de Ferraz intensifica ações de combate à dengue
Prefeitura de Ferraz intensifica ações de combate à dengue
Por conta do forte período de chuvas, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está reforçando as ações de combate à dengue. Diariamente, iniciativas, sobretudo de conscientização, são desenvolvidas nos bairros e na área central da cidade. Os pontos trabalhados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, são os que registram maior incidência do mosquito responsável pela transmissão da enfermidade, que se prolifera com maior intensidade durante as estações mais elevadas do ano.![]() |
Prefeitura de Ferraz intensifica ações de combate à dengue / Foto: Jovino Souza |
Ao todo, 12 agentes atuam, diariamente, em Ferraz, contra a dengue. Cabem aos profissionais visitas a residências e a demais locais onde o Aedes Aegypti pode se reproduzir (água parada limpa ou poluída). De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Paulo Gomes da Cruz, um reforço na equipe já foi solicitado ao prefeito Acir Filló, para que o município possa, de maneira mais efetiva, monitorar todas as localidades da cidade. Os planos do departamento é chegar a 30 agentes e contar com três carros do tipo Kombi:
“Já falamos com o chefe do Poder Executivo ferrazense sobre essa necessidade. Com a ampliação do número de agentes, poderemos combater a dengue com mais rapidez e de maneira mais funcional, já que estamos falando de um município que tem pouco mais de 200 mil habitantes. Com a chegada do período mais quente do ano, as chuvas são mais frequentes e, consequentemente, as ocorrências de água parada. Por isso, precisamos de reforço. O prefeito Filló, inclusive, já deu sinal verde para nós quanto a esta questão, que é de saúde pública”, explica o gestor.
As ações da Vigilância Sanitária ocorrem durante todo o ano. O trabalho da equipe recai, principalmente, na conscientização da população. Durante as visitas realizadas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, são compartilhadas medidas que devem ser adotadas para que os focos de dengue sejam erradicados.
Não deixar água parada em pneus fora de uso, sobre a laje e as calhas das residências e em vasos de plantas e vasilhas usadas para a alimentação de cães, de gatos e de passarinhos é uma das providências que ajudam no combate à doença. É importante, também, remover folhas, galhos ou qualquer tipo de material que impeça a circulação da água, e manter a caixa d´água e poços artesianos sempre fechados e bem vedados. O mesmo vale para outros reservatórios de água e de piscinas.
Segundo Marina da Silva Pereira, bióloga da Vigilância Sanitária de Ferraz, por apresentarem maior incidência de se tornarem criadouros do mosquito da dengue, alguns pontos do município são trabalhados com maior atenção, como desmanches de automóveis, cemitérios e depósitos especializados em reciclagens. A especialista afirma, ainda, que a zona rural também atrai o inseto, como é o caso da região do Cambiri, que abarca fração considerável de Mata Atlântica:
“Nessas localidades, as visitas são feitas quinzenalmente. Vale ressaltar, inclusive, que os ferrazeneses colaboram, e muito, com a gente, e promovem, periodicamente, a prevenção. Nos cemitério, no entanto, ainda encontramos mais dificuldade, pois os familiares, ao visitarem seus entes queridos, levam vasos com flores, mas não realizam a manutenção adequada. Também promovemos palestras educativas. No início do ano letivo, uma equipe formada por um biólogo e um agente da Vigilância Sanitária vai visitar todas as escolas da rede municipal, para alertar os alunos sobre como a dengue”, finaliza.
Secom/ Ferraz - 06/01/2014