Mogi das Cruzes vacina 1,5 mil meninas contra HPV na primeira semana de campanha

Mogi das Cruzes vacina 1,5 mil meninas contra HPV na primeira semana de campanha

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou 1,5 mil meninas de 11 a 13 anos na primeira semana da Campanha de Vacinação contra o vírus HPV na cidade. A dose está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança. 

Das 1,5 mil doses já aplicadas, 1,3 mil foram ministradas em meninas que compareceram às unidades de saúde e 200 diretamente nas escolas particulares que agendaram o procedimento junto à Vigilância Epidemiológica Municipal. Nesta semana, o mesmo procedimento será realizado nas escolas estaduais. “Uma reunião foi realizada na última quinta-feira na Diretoria de Ensino para passarmos instruções e tirarmos dúvidas dos diretores sobre o procedimento”, informa a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Para que as meninas recebam a dose na escola onde estudam é necessário que os pais autorizem por meio de um documento que está sendo distribuído pelas unidades de ensino. "É fundamental a conscientização dos pais sobre a importância desta vacina. Quanto mais cedo enviarem as autorizações para as escolas, melhor. Só assim poderemos iniciar a imunização no local”, alerta a médica Tereza Nihei.

Secretaria Municipal de Saúde imunizou 1,5 mil meninas de 11 a 13 anos na primeira semana da Campanha de Vacinação contra o vírus HPV na cidade


HPV

O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Sua transmissão ocorre através do contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contágio é através de relação sexual. A transmissão vertical (de mãe para filho) e o início precoce da vida sexual também são formas de contágio.

Esta infecção é muito frequente e tem tratamento, porém, se não for tratada a tempo, pode se transformar em lesões mais sérias, progredindo para câncer de colo do útero. No Brasil, o câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres. Com a inclusão da vacina no calendário nacional, o Ministério da Saúde espera contribuir para a redução dos casos. A vacinação prossegue até o dia 10 de abril.

Secom/ Mogi - 17/03/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV