Prefeitura de Ferraz abre inscrições para EJA
Prefeitura de Ferraz abre inscrições para EJA
![]() |
Foto: Will de Oliver |
Jovens, a partir de 16 anos, e adultos que não concluíram o ensino fundamental (1º ao 9º ano) interessados em voltar a estudar no segundo semestre de 2014 na rede de ensino de Ferraz de Vasconcelos têm uma nova oportunidade para retornar aos bancos escolares. A Secretaria Municipal de Educação abriu inscrições para os cinco pólos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cadastros serão aceitos até o dia 31 de julho (quinta-feira).
Os interessados devem se inscrever nas escolas municipais onde há EJA de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. No ato, o aluno deve apresentar o RG original e preencher uma ficha cadastral. Na oportunidade, será sugerida ao estudante a unidade de ensino onde ele deverá frequentar o curso. Não existe limite de vagas. Contudo, elas serão preenchidas por ordem de chegada dos interessados. A previsão é que as aulas, que acontecerão sempre no período noturno, tenham início em 4 de agosto (segunda-feira).
Atualmente, cinco pólos da EJA funcionam nas Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) “Myriam Penteado Rodrigues Alckmin”, no Jardim Castelo Branco, "Halim Abissamra”, na Vila Arbame, “Professor Ruy Coelho”, no Jardim São Giovanni, e “Prefeito Helmuth Hans Hermann Louis Baxmann”, do Parque São Francisco, bem como na Escola Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) I, no Núcleo Itaim.
A EJA é uma proposta pedagógica que parte do princípio que a construção de uma educação básica para jovens e adultos voltada para a cidadania não se resolve apenas garantindo oferta de vagas, mas, sim, proporcionando ao público-alvo um ensino comprometido com a qualidade. Segundo a secretária de Educação de Ferraz, Denize Ribeiro, a EJA é um programa direcionado para quem sabe que sempre é tempo para aprender:
"Ninguém sabe de tudo e é fato que existe espaço em cada um de nós para incluirmos ainda mais conhecimento. Portanto, estamos disponibilizando essas vagas para quem quer dar continuidade aos estudos. Isto é um direito e um dever para nós, educadores. E o governo do prefeito Acir Filló prima pelo EJA e investe neste segmento. A equipe pedagógica que está empenhada na área organiza tudo, incluindo os planos de aula, visando o melhor aproveitamento possível. Inclusive, sabemos de nossa responsabilidade, pois alunos da EJA não podem ser tratados como crianças crescidas. Têm suas particularidades e necessidades", complementa.
Pegando um gancho na observação técnica de sua gestora, o chefe do Poder Executivo ferrazense ressalta que não existe idade para voltar a estudar:
“Muitas vezes, a vida não ofereceu oportunidade para algumas pessoas estudarem. Muitas tiveram de largar o estudo para trabalhar, ou cuidar da família. Já outros não tiveram a oportunidade de frequentar uma boa escola. O importante é isso não se tornar uma barreira. Não de hoje, a Secretaria de Educação de Ferraz trabalha, veementemente, para dar chances para essas pessoas iniciarem ou retomarem os estudos. Mas o essencial é que elas tenham força de vontade para continuar. Temos a premissa de formar cada vez mais cidadãos capacitados e aptos a conseguirem melhores colocações no concorrido mercado de trabalho”, finaliza Filló.
Secom/Ferraz - 21/06/2014