Cem alunos de Administração se formam pelo Ação Jovem em Ferraz

Cem alunos de Administração se formam pelo Ação Jovem em Ferraz

Fotos: Will de Oliver


A emoção tomou conta da formatura dos cem estudantes do curso de Administração do Ação Jovem, programa colocado em prática em Ferraz de Vasconcelos por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds). A solenidade foi realizada na noite de sexta-feira (13 de junho) e reuniu mais de 300 pessoas. O prefeito Acir Filló e a primeira-dama de Ferraz, Viviane Vieira dos Santos, participaram da cerimônia.

Os estudantes que ser formaram há três dias cursaram Administração durante o período de um ano. Sob a supervisão do professor Thiago Gonçalves e do coordenador do Ação Jovem em Ferraz, Wellington Thiago Perez, o Ditinho, o curso foi oferecido para adolescentes de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental, médio incompleto, ou que frequentaram ou frequentam a Escola de Jovens e Adultos (Eja).

Durante os 12 meses de aulas, os alunos que alcançaram o mínimo de 75% de assiduidade no ensino regular foram beneficiados com uma bolsa mensal de R$ 80. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o valor serve como “incentivo” aos estudantes, para que aprendam um ofício, de forma gratuita, sem precisar abandonar os estudos, e como auxílio no que tange o custeio de uma atividade complementar. 

Secretária de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Viviane ficou com a responsabilidade de fazer a abertura da formatura do Ação Jovem. No decorrer de seu pronunciamento, a primeira-dama lembrou da infância e juventude difíceis e disse que acredita que apenas a dobradinha estudo e trabalho é capaz de garantir um futuro promissor para os adultos de amanhã: 

“Sempre digo que o Ação Jovem, além de ensinar uma profissão aos nossos adolescentes, também é capaz de formar cidadãos para o futuro. Não é apenas um programa de transferência de renda, mas, sim, um projeto que humaniza, que dá esperança.

Muitos aqui, agora, têm uma profissão, ou seja, foram preparados para encarar o mercado de trabalho. E tudo isso foi feito de forma harmoniosa, sem que o jovem tenha de deixar seus estudos regulares. Investir no banco escolar é a garantia de um futuro melhor”, considerou Viviane.

Visivelmente emocionado, o chefe do Poder Executivo ferrazense também compartilhou sua história de vida, ao passo em que valorizou a oportunidade que os cem adolescentes de Ferraz tiveram ao cursar Administração pelo programa subsidiado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social: 



“Minha mãe trabalhou como margarida, ou seja, ela varria ruas. Meu pai era cobrador de ônibus. Não tenho vergonha dessa minha origem, pelo contrário, sinto muito orgulho. Mas, quero dizer a vocês que, por conta de minha vida difícil, tive de fazer de todas as oportunidades a mim dadas as melhores. Primeiro, tive o sonho de ser professor de Educação Física. Depois, tive o sonho de ser famoso. E, mesmo sem ter a chance de fazer um curso como o de vocês, tempos depois, Deus me ajudou e me fez prefeito dessa cidade. Imaginem com vocês, que são, sem dúvida, mais talentosos e iluminados do que eu, o que Ele poderá fazer”, argumentou.

A cerimônia realizada na Acifv foi prestigiada, também, pelo vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Elio de Andrade Filho, e pela secretária municipal de Comunicação Social, Carla Fiamini.

Secom/ Ferraz - 16/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV