Alunos de Arujá recebem certificados do Senai
Alunos de Arujá recebem certificados do Senai
Divulgação |
Dezenas de estudantes receberam nesta quinta-feira (07/08) os certificados dos cursos de eletricista instalador residencial, torneiro e ajustador mecânicos aplicados pelo Centro de Treinamento Industrial (CTI) do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Arujá, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Arujá. A entrega ocorreu na sede da unidade, na Chácara São José.
Para os alunos, a nova formação aumenta as expectativas na busca pelo primeiro ou por um novo emprego. Ao todo, receberam os certificados 25 estudantes de eletricista instalador residencial, 14 de ajustador mecânico e sete de torneiro mecânico.
O prefeito de Arujá, Abel Larini, prestigiou a entrega dos certificados e parabenizou os alunos. “Uma grande preocupação nossa era trazer o Senai para Arujá e nós conseguimos por causa do desenvolvimento da cidade, que tem a maior renda per capta e o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região, muito pelas indústrias que nós temos. Eu desejo que quem ainda não está empregado esteja trabalhando em breve porque na vida nós precisamos acreditar nas coisas”, afirmou.
Os cursos tiveram 160 horas de duração. Depois de concluí-los, os alunos agora esperam as oportunidades de mostrar o que aprenderam nas aulas. “Meu objetivo, quando iniciei o curso, era enriquecer o meu currículo. Estou no 8º semestre de engenharia civil e vou somar os aprendizados. Já coloquei muito em prática com serviços em casa e desejo seguir na área”, disse a moradora do Parque Rodrigo Barreto, Andreia Rodrigues de Araújo Santos.
Os cursos da unidade arujaense também farão a diferença para Adriano e André Américo dos Santos, pai e filho, que estudaram juntos no curso de eletricista instalador residencial. “Sou funcionário público estadual, mas sempre tive o sonho de ter uma profissão. Agora que tenho essa formação, pretendo seguir na área”, disse Adriano. “Meu pai soube que havia vaga aberta para o curso e nos inscrevemos um dia depois de eu sair da empresa em que trabalhava. Eu já trabalhei nesta área e posso dizer que as aulas práticas são o diferencial do curso”, afirmou André, que definiu como “legal e diferente” a experiência de dividir a sala de aula com o pai.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos dos Santos, “a vinda do Senai e os cursos que ele oferece são de fundamental importância para as pessoas que procuram emprego ou buscam qualificação profissional, especialmente para os jovens que precisam ter uma formação para ingressar no mercado de trabalho”.
Já o coordenador do CTI, Valter Xavier de Abreu, destacou que as formações colocam os estudantes em situação diferenciada na hora da busca por trabalho e ainda lembrou que já há novas turmas prontas para começar a estudar. “Isso não acaba aqui. Eu mesmo comecei com um curso do Senai e ao longo da vida tive que dar vários passos para ter algumas conquistas. Para nós é uma satisfação muito grande vê-los terminando esta etapa”, afirmou.
CTI
O Centro de Treinamento Industrial do Senai de Arujá fica na rua na Rua Urias Pithon Barreto, nº 130, na Chácara São José. O telefone da unidade é o 4653-3672.