Gibiteca de Santa Isabel a todo vapor recebe mais de (7) Mil visitas só neste ano de 2014

Gibiteca de Santa Isabel a todo vapor recebe mais de (7) Mil visitas só neste ano de 2014

Para muitos fechada, gibiteca mostra sua força e conquista públicos de fora.


Gibiteca de Santa Isabel a todo vapor recebe mais de (7) Mil visitas só neste ano de 2014
Foto: AIPMSI


Situada na rua (Nove) de Julho – Centro de Santa Isabel, a gibiteca Mauricio de Sousa, NÂO ENCERROU suas atividade e atendeu do inicio deste ano até o dia de ontem 29, cerca de (7.115) pessoas entre elas crianças e adultos.

Responsável por reunir os trabalhos do maior cartunista do Brasil e criador da Turma da Mônica, a gibiteca Mauricio de Sousa recebe a cada dois meses da editora Panini as edições que compõe o acervo.

Inaugurada no ano de 2007 como homenagem ao filho de Santa Isabel, a gibiteca é definida como biblioteca especializada em gibis do cartunista Mauricio de Sousa, e tem como objetivo incentivar a leitura através das divertidas histórias em quadrinho, e quem sabe até mesmo aguçar nas crianças e jovens o desejo de ter a arte de desenhar e/ou de escrever como profissão inspirando-se no cartunista filho de Santa Isabel, enfatiza a secretária de cultura.

Sendo um espaço gratuito e aberto ao público, a equipe já recebeu neste ano a média de (12) escolas de diversos municípios como Poá, Arujá, Guarulhos e Igaratá (relação das escolas tabela abaixo) a qual realiza um trabalho diferenciado para os alunos que visitam o local com as escolas. O hábito de ler histórias em quadrinhos não é tão frequente como na época que não tínhamos a informatização como é hoje, muitos pais cresceram lendo gibis, já esta nova geração informatizada preferem celulares, computadores, tablets, etc. do que ler material impresso, além do trabalho de incentivo a leitura e realizado atividades de recreação, momento onde as crianças aprendem de forma lúdica temas como, economia de água, preservação da natureza, animais em extinção, fenômenos naturais, entre outros, desta forma a equipe trata temas do cotidiano e apoia as escolas com temas transversais que são discutidos nas salas de aulas.

Escola que visitaram a Gibiteca em 2014

E.M Dona Maria de Lourdes Ferreira
Arujá
EMEB Cândido Balazaima
Poá
Serviço Social Batuíra
Poá
CMEI Profª Noeli Simone da Silva
Arujá
CMEI Márcia Poli
Arujá
E.P.G Amélia Duarte Silva
Guarulhos
Emeb Carlos Cintra de Paula
Santa Isabel
EMEF Oscar Ferreira de Godoy
Santa Isabel
 EMEI Padre Geraldo Montebeller
Arujá
EMEI Petronilha de Sousa
Igaratá
Emeia XV
Arujá
Colégio Porto Rossetti
Santa Isabel


Biografia do cartunista

Nascido em Santa Isabel, no dia (27) de outubro do ano de 1935, Mauricio de Sousa passava a maior parte de sua infância no município de Mogi das Cruzes – SP.

Filho do poeta Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araujo de Sousa, Mauricio se mudou para São Paulo aos 17 anos de idade com o objetivo de conseguir uma vaga de emprego como desenhista.

No ano de 1957, iniciou seu trabalho como repórter policial da Folha de São Paulo, e permaneceu no cargo pelo período de cinco anos.

No decorrer do tempo Mauricio de Sousa começou a publicar suas tiras no mesmo jornal, com os personagens Capitão Picolé, o Franjinha e o cachorro Bidu.

Mauricio de Sousa, já começara a realizar seu sonho, e logo no inicio dos anos 60, o desenhista lançou a Turma da Mônica, com os personagens Cebolinha, Magali, e Cascão. Relatava também que sua inspiração para tanta criação veio de suas filhas quando eram crianças.

Junto com outros desenhistas como, Messias de Mello, Gedeone Malagola, Ely Barbosa, e Julio Shimamoto, Mauricio de Sousa criou a (Associação de Desenhistas de São Paulo) a (ADESP), que tinha como bandeira a nacionalização das histórias em quadrinhos, chegando a ser presidente associação.

Com tantas conquistas, Mauricio de Sousa, conseguiu mais um feito histórico para seu currículo pessoal no ano de 2011, quando tomou posse da cadeira número 24, na academia de letras, pertencendo anteriormente ao poeta Geraldo de Camargo Vidigal, naquele momento Mauricio se torna o primeiro quadrinista a ser empossado por esta academia.

Fonte: Prefeitura de Santa Isabel - 02/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV